Mostrando postagens com marcador FAMÍLIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador FAMÍLIA. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Os 12 abismos do segundo casamento

O segundo casamento é condenado pela Bíblia quando ainda um dos cônjuges ainda vive. Explicamos mais desse assunto nesse post http://www.pastorfelipesena.com.br/2014/07/segundo-casamento-e-divorcio-na-luz-da.html 

Nesse post, vamos ver 12 abismos que o segundo casamento leva as pessoas. É por isso que a Bíblia proíbe o segundo casamento, porque é uma prática que te leva ao pecado.

Primeiro Abismo - Adultério

Quem se casa pela segunda vez, estando seu marido ou esposa ainda vivente, comete adultério. Isso está evidente em diversas passagens bíblicas.

"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério."  (Mateus 19 : 9)
"Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério."  (Mateus 5 : 32) 
Mesmo em caso de adultério, a Bíblia não dá permissão para que haja um novo casamento.

"A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor."  (I Coríntios 7 : 39)
"Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher."  (I Coríntios 7 : 10-11)
Portanto, casar-se pela segunda vez, ainda que o marido ou a esposa tenham cometido prostituição é ilegal perante a Bíblia. O próprio Deus nos diz em Malaquias 2:16 que aborrece o divórcio.

"Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais."  (Malaquias 2 : 16)
Fica provado que o segundo casamento é adultério, se a Bíblia condena o divórcio e recomenda (O Senhor Jesus recomenda em 1 Coríntios 7:10-11) que fiquemos só em caso de separação, então podemos concluir que essa prática é condenada pela Bíblia.

Segundo Abismo - Fornicação

Ora, se o segundo casamento é ilegal pela Bíblia, logo qualquer relação sexual no segundo casamento é ilegal pois um não pertence ao outro e cometem fornicação. Os fornicários não entrarão no Reino de Deus.

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."  (Apocalipse 21 : 8)

Terceiro Abismo - Cobiça

Quem se casa pela segunda vez, está cobiçando o que não lhe pertence. A pessoa que assim procede está possuindo e desejando algo que não lhe pertence.

"Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."  (Êxodo 20 : 17)

Quarto Abismo - Mentira

O segundo casamento gera uma série de mentiras. A principal delas entre os cristãos é dizer que foi "Deus que preparou" e que "Deus quer nossa felicidade". Quando não é isso, são desculpas esfarrapadas como ele(a) não me amava mais, entre outras coisas. O segundo casamento é por si só uma mentira, cujos participantes insistem em colori-la como um mundo cheio de felicidade que esconde uma antiga relação de rancor e ódio. Mentem até difamarem seus antigos companheiros(as). 

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."  (Apocalipse 21 : 8)

Quinto Abismo - Falta de Perdão

Ora, se houve separação, logicamente não houve perdão genuíno. As pessoas costumam apenas falar que perdoaram e que tudo virou passado, porém isso não condiz com a realidade do segundo casamento. Mesmo havendo adultério ou prostituição, é entendível que não haja mais clima para um viver com o outro, todavia ninguém quer seguir o que Jesus recomenda que é ficar só (1 Cor 7:10-11). Isso pode soar como absurdo, mas devemos lembrar que é estreito o caminho para os querem entrar no Reino de Deus (Mateus 7:14). A falta de perdão nos impede de sermos perdoados, se há um segundo casamento, está havendo deslealdade, aquele contrato firmado por Deus (Mateus 19:6) e pelos homens com testemunhas foi quebrado e isso porque uma das partes se recusa a perdoar a outra e quer recomeçar tudo novamente. Veja que a Bíblia fala da falta de perdão:

"Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas."  (Mateus 6 : 15)
"E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas."  (Marcos 11 : 25)

Sexto Abismo - Falso Testemunho

Mais um abismo que aqueles que casam pela segunda vez entram é o abismo do falso testemunho. Quantas vezes vemos as pessoas difamando o ex-companheiro ou a ex-companheira. Acusando-os de uma suposta traição ou de coisas que nunca ocorreram, de fatos difamatórios, tudo para justificar o novo casamento. O falso testemunho é uma falta grave pois está proibido entre os 10 mandamentos do Senhor.

"Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe."  (Lucas 18 : 20)


Sétimo Abismo - Orgulho

A busca pela felicidade terrena, endurece o coração das pessoas de tal maneira, que elas chegam a passar por cima de tudo e todos para assim alcançarem seus objetivos passageiros. As pessoas que casam pela segunda vez, cometendo adultério (pois seus cônjuges estão ainda vivos), rejeitam toda e qualquer oposição, ainda que seja da palavra de Deus. Elas são capazes de brigar, xingar e alguns casos até dizerem que preferem o inferno do que viver só. E Deus condena o orgulho.

"Abominação é ao SENHOR todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas."  (Provérbios 16 : 5)

Oitavo Abismo - Rebeldia

O orgulho leva à rebeldia. Os envolvidos passam a se recusar a ouvir a palavra de Deus. Não aceitam de forma alguma, se rebelam contra a palavra de Deus, contra o pastor, contra os irmãos e vão a perdição.

"Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto."  (Hebreus 3 : 8)

Nono Abismo - Avareza

Mais um abismo que as pessoas entram é a avareza. Aquela história de não querer dar sequer um centavo para o ex-marido ou a ex-esposa (que na verdade são os titulares e estão ligados um ao outro pela Bíblia). O coração se enche de avareza, quem deve dinheiro não quer dar e quem tem que receber, quer cada vez mais, usa até os filhos como razão por meio de pensão. A vida de tentativa de uma nova felicidade vira um inferno de disputas odiosas por causa de dinheiro.

"Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;"  (Colossenses 3 : 5)

Décimo Abismo - Infidelidade nos Contratos

Quem casa pela segunda vez quebra um contrato. Por mais que se divorcie, aquele compromisso adquirido diante de testemunhas e do próprio Deus.

"E dizeis: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança."  (Malaquias 2 : 14)
"Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;"  (Romanos 1 : 31)


Décimo Primeiro Abismo - Homicídio

"Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele."  (I João 3 : 15)
Só o fato de odiar e fazer o mal ao ex-marido ou ex-esposa já é um homicídio perante a  Bíblia. E é muito comum as pessoas se odiarem e se aborrecerem uns aos outros após o divórcio e principalmente o segundo casamento.

Décimo Segundo Abismo - Dureza do Coração

Conforme já falamos, o segundo casamento torna as pessoas obstinadas a permanecerem no erro. A maioria das pessoas não querem abandonar a prática, não querem arrependimento. Querem apenas a aceitação da igreja, de Deus e todos a sua volta, elas ignoram o que a Bíblia fala, se enchem de raiva e não querem escutar a verdade. Todos esses sentimentos aqui listados, cercam a vida delas e seus corações ficam endurecidos. Para essas pessoas a felicidade pessoal está acima de sua salvação, de seu relacionamento com Deus. Precisamos entender que não somos obrigados a viver com nossos companheiros(as) em caso de prostituição ou em caso que haja violência (1 Coríntios 7:15), todavia a Bíblia nos fala que devemos suportar viver só do que desobedecer a palavra de Deus. O segundo casamento norteia uma série de sentimentos destrutivos, escondidos sob uma redoma de ilusão, de sorte que não podemos deixar o nosso coração endurecer para a palavra de Deus. Infelizmente quem já está no segundo casamento endureceu o coração ou foi aconselhado de forma errônea pelo seu pastor. 

"Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te."  (Apocalipse 3 : 19)

Ainda há solução, mas é algo muito duro, cabe a você pensar se quer o Reino de Deus ou a sua felicidade passageira.

"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia."  (Provérbios 28 : 13) 

domingo, 5 de abril de 2015

O que a Bíblia fala sobre o Sexo no casamento


"O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.

A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.

Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência."




Um dos itens mais importantes para o casamento é o sexo. O sexo não é pecado, uma vez que esteja no contexto do casamento ele é criação de Deus para que o casal tenha plena satisfação e renovação de seus laços matrimoniais. O casal que não possui uma vida sexual regular e ativa está fadado à ruína de seu casamento.

Satisfação mútua


"O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido."  (I Coríntios 7 : 3)


A Bíblia ensina que ambos devem se satisfazerem. Isso quer dizer que é obrigação do marido satisfazer a sua esposa sexualmente. Ele não pode usar ela como um objeto de satisfação sexual. É um dever do marido usar de todos os artifícios lícitos e morais para levar sua esposa ao clímax sexual.


As mulheres são diferentes dos homens. Elas precisam ser cortejadas, enaltecidas, como uma planta precisa ser regada a cada dia assim os maridos devem elogiar, dar carinho e cuidar delas. É impossível que uma mulher esteja a vontade na relação sexual depois de sucessivas atitudes de estupidez, brutalidade ou frieza de seu marido. O marido que trata bem a sua esposa como está escrito em 1 Pedro 3:7, não só terá uma mulher muito satisfeita, como terá suas orações atendidas e aceitas. Vale ressaltar também que a satisfação começa na higiene, de nada adianta ter todo o desejo sexual voltado ao seu cônjuge se ele não está em condições higiênicas adequadas.

Da mesma sorte as mulheres devem satisfazer seus maridos sexualmente. Isso não significa que devem ser escravas sexuais e se submeterem a todos os desejos imorais e ilícitos do homem. Há homens (e também mulheres) que se deixam levar por diversas concupiscências e maculam o leito matrimonial com relações sexuais imorais e abomináveis. Querem colocar outras pessoas, fazer troca de casais, usar de pornografia, sodomia, imoralidades verbais entre outras coisas.

O casal deve ter diálogo para que ambos sejam plenamente satisfeitos sexualmente. Pode ser que uma das partes possam ter problemas de saúde e isso deve ser resolvido, como por exemplo, ejaculação precoce, frigidez, ou problemas psicológicos que dificultem a prática sexual como traumas por exemplo. Nesses casos, não vacile, procure ajuda médica ou até mesmo oração de seus pastores para que Deus dê saúde sexual ao seu casamento.

Completude

"A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher."  (I Coríntios 7 : 4)


Na relação sexual do casal, a Bíblia nos ensina que deve haver o princípio da completude. Em outras palavras a mulher não pode se satisfazer sozinha, ela não tem poder sobre seu próprio corpo, isso significa que ela não pode usar da masturbação ou qualquer outro método que não seja o marido para alcançar a sua satisfação. Da mesma forma o marido não pode usar de outros artifícios como por exemplo masturbação, filmes pornográficos, casos extra-conjugais entre outras coisas para se satisfazer. Somente sua mulher. Um completa o outro, um usa do outro para que haja completude, prazer mútuo e satisfação sexual o que resulta em um casamento saudável e forte.



Deve ser contínuo


"Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência."  (I Coríntios 7 : 5)

O sexo não deve ser interrompido, a não ser (por permissão de Paulo e não por mandamento) por causa de oração. O sexo entre o casal deve ser regular, constante, uma prática ininterrupta. Se o casal não possui uma vida sexual ativa e constante, certamente satanás poderá seduzir uma das partes para que seja contaminada com adultério. 

O sexo não pode ser negado, um casal saudável deve ter a prática sexual e nunca negar sexo. Entenda que essa prática em troca de favores ou por vingança ou seja lá o que for vai levar o casamento à ruína.

Relações sexuais ilícitas na Bíblia

Zoofilia

"Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é."  (Levítico 18 : 23)

Homossexualismo

"Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;"  (Levítico 18 : 22)

Sodomia (Prática do sexo anal e orgias)

"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,"  (I Coríntios 6 : 9)


Incesto (Sexo com parentes próximos como irmão, irmã, filho, pai, mãe, etc)


"A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás."  (Levítico 18 : 9)

Incesto engloba a proibição de relação sexual com tios, madrasta, padastro, filhos, filhas. 

Fornicação (Sexo antes do casamento)

"Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo."  (I Coríntios 6 : 18)

domingo, 24 de agosto de 2014

Pontos do seu casamento que podem estar abalados

Casamento é uma aliança muito frágil e que em todo tempo é fortalecida por vários episódios que os casais vão superando. Você pode ver que quem chega no fim da vida casado, por muitas vezes é aquele casal feliz, que tudo viveu, muito superou e estão com seus filhos e netos prontos a deixarem essa vida.

Não é fácil restaurar um casamento, isso depende diretamente da vontade dos cônjuges. Biblicamente falando, a melhor coisa é sempre a restauração. O divórcio (se razão de prostituição) nunca é um caminho bom e as razões para isso você encontra aqui no meu blog.


Vamos ver alguns princípios para você ter o seu casamento saudável, a partir de agora você vai entrar no jardim do seu casamento, prepare-se para identificar as ervas daninhas e podar o que não é bom.


  1. Como andam suas finanças?

    Já é conhecido de muitos a famosa frase: Esse é meu dinheiro e esse é o seu dinheiro. Isso está errado! O Senhor Jesus nos ensina que ao casar, ambos se tornam uma só carne, sendo assim, não pode existir essa divisão financeira de "meu dinheiro e seu dinheiro". O casal deve passar a ter em sua visão que tudo é bem comum.

    Outro ponto que pode arrebentar com seu casamento são as dívidas. Você precisa estar de acordo com seu cônjuge. Nada de gastar sem antes de conversar. Aliás vocês costumam sentar juntos? fazerem as contas? Separar um dinheiro para emergência?

    Então em nome de Jesus a partir de hoje vocês vão buscar visão de Deus, vão dar o dízimo unificado em primeiro lugar e depois vão tomar decisões juntos com a direção de Deus. Tenha certeza que agindo assim, a vossa vida financeira vai melhorar muito!
  2. O casamento é entre você e seu cônjuge, faça o princípio da ruptura

    Sei que alguns casais moram no quintal dos pais/sogra/sogro. Além disso, nas crises de casamento o homem ou a mulher deixam seus pais opinarem, se intrometerem, interferirem. Isso é errado!

    A Bíblia fala:

    "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."  (Gênesis 2 : 24)

    Aprenda a resolver suas crises, o casamento é seu! Seus pais podem dar uma ou outra opinião, mas você não pode ficar dependendo deles para resolver todas a crises. É necessário romper com pai e mãe e gerenciar a sua família.
  3. Sua vida sexual

    A vida sexual do casal precisa satisfazer a ambos. Não adianta o homem tirar proveito e não satisfazer sua esposa e vice versa. Veja o que a Bíblia fala:

    "O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido."  (I Coríntios 7 : 3)
    Ambos devem ser satisfeitos, você esposa já conversou com seu marido de como se sente na relação e o que ele gosta? E você marido já conversou com a sua esposa a ponto de saber como ela gosta e o que ela não gosta na relação? Isso é muito importante, se a sua vida sexual está desregulada você possui um grave problema no seu casamento.

    Para os homens
    A sua relação sexual começa já no dia a dia. Se você passa o dia dando coices em sua esposa, agindo como estúpido não espere que ela morrerá de amores por você na hora da relação, isso se ela estiver apta a isso. As mulheres, no caso a sua esposa, gosta de ouvir coisas românticas, elas se apaixonam muito mais pelo que ouvem do que pelo que veêm. Você costuma dizer que ela é linda? Costuma elogiar? Valoriza-la, mesmo que ela não possua o mesmo corpo atraente, é o seu dever aumentar a auto estima dela, tenha certeza que sua vida sexual vai mudar.

    Cuide de sua higiene, isso é um fator que pode te atrapalhar. Você deve desenvolver um diálogo com sua esposa a ponto de saber dela o que a agrada. É certo que as mulheres se importam mais com as atitudes do que aparência, mas convenhamos que um pouco de beleza não fará mal. Lembre-se que você é vaso mais forte, deve respeitar sua esposa, não deve força-la a praticar o que ela não se sente a vontade.

    "Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações."  (I Pedro 3 : 7)

    Para as mulheres
    A mulher deve satisfazer o seu marido, isso não significa que você deva fazer tudo que ele deseja pois você deve ser respeitada. Tudo se resolve em diálogo, procure conversar e ver o melhor para você e ele se satisfazerem. Cuide de sua aparência, pois diferente de vocês mulheres, os homens gostam do visual.

    Nunca faça greve de sexo. Esse tipo de comportamento abre espaço para que satanás vos tente.

    "Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência."  (I Coríntios 7 : 5)
  4. Autoridade sobre os filhos

    O casal deve ter autoridade unificada sobre os filhos. Você já deve ter ouvido aquela história da criança pedir para a mãe e esta negar e então ela vai pedir ao pai e este a permite. Isso está errado!
    Tenha a autoridade unificada, ainda que você não concorde no momento converse depois com seu cônjuge como lidar em determinadas situações. Se você abalar a autoridade sobre seus filhos sua casa irá ser um reino rachado e não próspero.
  5. Exerça a confiança
    Muitos casais passam por decepções. E nessas decepções a confiança pode ser abalada. Se você quer ser feliz precisa confiar na provisão de Deus que não deixará o mal entrar. Isso é um exercício diário. A falta de confiança atrai o ciúmes e esse sentimento pode trazer brigas. Ambos devem exercitar sua confiança dialogando seriamente. Para isso fujam da aparência do mal, se você passa por alguma situação que possa dar margem a desconfiança, ande com testemunhas, fuja da situação.

    Resumidamente, confiança é um castelo de cartas, uma escolha errada pode destruí-lo para sempre. Lembre sempre que o perdão restaura a confiança. Deus nos perdoa e confia em nós o seu amor, porque razão você não poderia fazer isso com o seu cônjuge?

terça-feira, 22 de julho de 2014

Segundo casamento e divórcio na luz da Bíblia

O que a Bíblia fala a respeito de segundo casamento e sobre o divórcio? Hoje em dia vemos aos milhares essa prática de "tempos modernos". Muitos crentes ignoram as escrituras e se apoiam em Mateus 19 para justificarem suscetivos casamentos. Vamos analisar o que a bíblia fala:



  1. Deus determinou uma lei espiritual. Uma vez casados, ambos são uma só carne:

    "Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem."  (Mateus 19 : 6)

    Jesus deixou claro que a união em casamento de um homem com uma mulher resulta em uma só carne. Essa lei é repetida pelo Apóstolo Paulo na carta aos Romanos e em 1 Coríntios:

    "Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido."  (Romanos 7 : 2)

    "A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor."  (I Coríntios 7 : 39)

    Diante disso não se pode separar o que Deus uniu.
  2. Jesus permitiu sim o divórcio, porém não em caso de adultério e sim de prostituição

    "Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério."  (Mateus 5 : 32)

    Esse texto é usado por muitos para aprovar a legalidade de um segundo casamento. Jesus não se refere no texto ao fato de se casar novamente, mas sim em relação ao assunto em voga que é o divórcio. Jesus ensina que se alguém se divorciar por qualquer motivo banal, estará forçando o seu cônjuge a cometer adultério (pois esta pessoa certamente irá se relacionar com outra) com outra pessoa. Essa pessoa que se relaciona com a parte traída também comete adultério por se relacionar com uma pessoa ligada espiritualmente a outra (uma só carne). E o que traiu, além de carregar o seu pecado e dos outros dois anteriores, também leva o adultério para sua amante.

    Vamos exemplificar:

    - João é casado com Maria;
    - João traiu Maria se relacionando com Marta
    - Maria com mágoas se divorciou e casou com José
    - Nisso, João é culpado do adultério de Maria, de José e de Marta e de si mesmo.
    - No dia do juízo, todos serão condenados (se não se arrependerem) e João levará a maior culpa.

    Jesus estava explicando a gravidade do pecado e não dando legalidade para um novo casamento por causa de adultério e sim por causa da prostituição. No grego original aparece a palavra pornéia (prostituição) e não a palavra moichéia (adultério). Se fosse essa a condição de divorciar e se casar novamente, então no primeiro olhar e desejo do coração um casal já poderia se separar e divorciar. Isso não faz sentido!

    "Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela."  (Mateus 5 : 28)

    Se o adultério fosse condição de separação, o mundo viveria em milhares de divórcios. Jesus estava falando da prostituição, ou seja, do cônjuge que praticasse relação sexual fora do casamento.

    Pera ai pastor! Quer dizer que posso então separar da minha esposa ou do meu marido e ser feliz?

    Bem, separar você até pode nessas condições que Jesus disse. Ou seja, no caso da pessoa ser extremamente infiel a ponto de ter relações sexuais com outras pessoas e por mais que você tentou ou perdoou, tentou reconciliar e não conseguiu, lhe é permitido o divórcio.

    Porém, a Bíblia fala que isso não significa que possa haver um segundo casamento.



    "10 Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.

    11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher."  (I Coríntios 7 : 10-11)

    Temos então uma ordem expressa do Senhor para que os que se divorciaram por algum caso, não voltem a se casar novamente.

    Esse ensinamento de Cristo é muito duro aos olhos de muitos. Geralmente as pessoas falam: "E a minha felicidade? Serei infeliz por toda minha vida?"

    Devemos lembrar que nossa vida não é aqui nesse mundo. No mundo teremos aflições, e um caminho bem estreito para chegarmos ao alvo final que é o Reino de Deus.

    Jesus mostrou aos homens que casamento é de certa forma algo sem muita importância, embora instituído por Deus, é algo para satisfazer a fisiologia humana, isto é, uma companhia, a composição familiar, a vida sexual, etc.

    "Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,"  (Mateus 24 : 38)

    Então não é bom casar?

    Como disse o Senhor, nem todos podem receber essa palavra, visto que há pessoas que não suportam a solidão e precisam casar para que seus desejos carnais não sejam uma fonte de pecado.

    "Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se."  (I Coríntios 7 : 9)

    Mas e então? Ficarei só pelo resto da vida? 

    Até que seu cônjuge viva, você estará ligado(a) a ele, não podendo casar novamente e nem relacionar com ninguém. Certamente se você buscar a Deus e procurar se ocupar na obra de Deus, o Senhor é justo e fiel para te dar graça de suportar esse julgo. Quem anda em espírito na verdade não sente falta dessas coisas.


    Davi não casou com Bate-seba? Não poderia eu também fazer o mesmo?

    Não, pois Davi só se casou com Bate-Seba pois Urias o Heteu havia sido morto por culpa de Davi. Nada como um ato de justiça de sustentar a viúva Bate-Seba que estava grávida de seu filho.
15  Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço.
16  Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?
17  Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo.
18  Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
19  Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.
20  E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?
21  Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas. (Provérbios 5:15-21)