O que a Bíblia fala a respeito de segundo casamento e sobre o divórcio? Hoje em dia vemos aos milhares essa prática de "tempos modernos". Muitos crentes ignoram as escrituras e se apoiam em Mateus 19 para justificarem suscetivos casamentos. Vamos analisar o que a bíblia fala:
- Deus determinou uma lei espiritual. Uma vez casados, ambos são uma só carne:
"Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem." (Mateus 19 : 6)
Jesus deixou claro que a união em casamento de um homem com uma mulher resulta em uma só carne. Essa lei é repetida pelo Apóstolo Paulo na carta aos Romanos e em 1 Coríntios:
"Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido." (Romanos 7 : 2)
"A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor." (I Coríntios 7 : 39)
Diante disso não se pode separar o que Deus uniu. - Jesus permitiu sim o divórcio, porém não em caso de adultério e sim de prostituição
"Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério." (Mateus 5 : 32)
Esse texto é usado por muitos para aprovar a legalidade de um segundo casamento. Jesus não se refere no texto ao fato de se casar novamente, mas sim em relação ao assunto em voga que é o divórcio. Jesus ensina que se alguém se divorciar por qualquer motivo banal, estará forçando o seu cônjuge a cometer adultério (pois esta pessoa certamente irá se relacionar com outra) com outra pessoa. Essa pessoa que se relaciona com a parte traída também comete adultério por se relacionar com uma pessoa ligada espiritualmente a outra (uma só carne). E o que traiu, além de carregar o seu pecado e dos outros dois anteriores, também leva o adultério para sua amante.
Vamos exemplificar:
- João é casado com Maria;
- João traiu Maria se relacionando com Marta
- Maria com mágoas se divorciou e casou com José
- Nisso, João é culpado do adultério de Maria, de José e de Marta e de si mesmo.
- No dia do juízo, todos serão condenados (se não se arrependerem) e João levará a maior culpa.
Jesus estava explicando a gravidade do pecado e não dando legalidade para um novo casamento por causa de adultério e sim por causa da prostituição. No grego original aparece a palavra pornéia (prostituição) e não a palavra moichéia (adultério). Se fosse essa a condição de divorciar e se casar novamente, então no primeiro olhar e desejo do coração um casal já poderia se separar e divorciar. Isso não faz sentido!
"Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." (Mateus 5 : 28)
Se o adultério fosse condição de separação, o mundo viveria em milhares de divórcios. Jesus estava falando da prostituição, ou seja, do cônjuge que praticasse relação sexual fora do casamento.
Pera ai pastor! Quer dizer que posso então separar da minha esposa ou do meu marido e ser feliz?
Bem, separar você até pode nessas condições que Jesus disse. Ou seja, no caso da pessoa ser extremamente infiel a ponto de ter relações sexuais com outras pessoas e por mais que você tentou ou perdoou, tentou reconciliar e não conseguiu, lhe é permitido o divórcio.
Porém, a Bíblia fala que isso não significa que possa haver um segundo casamento.
"10 Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher." (I Coríntios 7 : 10-11)
Temos então uma ordem expressa do Senhor para que os que se divorciaram por algum caso, não voltem a se casar novamente.
Esse ensinamento de Cristo é muito duro aos olhos de muitos. Geralmente as pessoas falam: "E a minha felicidade? Serei infeliz por toda minha vida?"
Devemos lembrar que nossa vida não é aqui nesse mundo. No mundo teremos aflições, e um caminho bem estreito para chegarmos ao alvo final que é o Reino de Deus.
Jesus mostrou aos homens que casamento é de certa forma algo sem muita importância, embora instituído por Deus, é algo para satisfazer a fisiologia humana, isto é, uma companhia, a composição familiar, a vida sexual, etc.
"Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca," (Mateus 24 : 38)
Então não é bom casar?
Como disse o Senhor, nem todos podem receber essa palavra, visto que há pessoas que não suportam a solidão e precisam casar para que seus desejos carnais não sejam uma fonte de pecado.
"Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se." (I Coríntios 7 : 9)
Mas e então? Ficarei só pelo resto da vida?
Até que seu cônjuge viva, você estará ligado(a) a ele, não podendo casar novamente e nem relacionar com ninguém. Certamente se você buscar a Deus e procurar se ocupar na obra de Deus, o Senhor é justo e fiel para te dar graça de suportar esse julgo. Quem anda em espírito na verdade não sente falta dessas coisas.
Davi não casou com Bate-seba? Não poderia eu também fazer o mesmo?
Não, pois Davi só se casou com Bate-Seba pois Urias o Heteu havia sido morto por culpa de Davi. Nada como um ato de justiça de sustentar a viúva Bate-Seba que estava grávida de seu filho.
15 Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço.
16 Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?
17 Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo.
18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
19 Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.
20 E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?
21 Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas. (Provérbios 5:15-21)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado o debate sempre esclarece !