Mostrando postagens com marcador ESTUDOS BÍBLICOS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ESTUDOS BÍBLICOS. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Vida após a morte - Parte 2


Ressurreição 

Vimos no post anterior acerca dos locais onde os humanos vão após a morte.

Esses locais são provisórios, tanto quem está no inferno quanto quem está no paraíso, um dia serão transportados para um lugar mais amplo e mais intenso.

Quem está no paraíso, aguarda a Volta do Senhor Jesus. No dia em que o Senhor Jesus voltar à terra, vai acontecer a primeira ressurreição. Esse evento é extremamente importante, talvez o ponto mais importante da vida dos salvos seja a ressurreição, tão importante quanto a morte e ressurreição de Cristo é a primeira ressurreição. Todos aqueles que aguardam no paraíso, que morreram salvos, no dia da Vinda do Senhor, vão ressuscitar como o Senhor ressuscitou.

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.1 Tessalonicenses 4:16,17

Quando isso ocorrer, teremos um corpo igual ao do Senhor Jesus, ou seja um corpo de glória. Um corpo que não está preso às leis desta terra e principalmente não pode mais ser atingido pelo pecado.

Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.1 Coríntios 15:51-54 

 Aqueles que estão no inferno, só irão ressuscitar depois do milênio. Então serão julgados e condenados ao lago que arde com fogo e enxofre.

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.


E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.Apocalipse 20:11-15

A importância da Ressurreição


Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.1 Coríntios 15:12-19 
Ora, a Bíblia fala que haverá sim ressurreição, tanto para os perdidos e principalmente para os salvos. Se isso não acontecesse, em vão seria nossa fé, jamais seríamos livres do pecado e a obra de Cristo seria vã.



Existe vida após a morte? - Parte 1

Sim existe. A Bíblia revela que existem dois lugares que poderemos ir após a morte:

O paraíso, também chamado de Seio de Abraão. Um lugar de descanso e paz, onde aqueles que são considerados justos por Deus aguardam o dia da grande ressurreição, ou seja, o dia em que o Senhor Jesus voltará a terra e reunirá todos os justos, dando-lhes um corpo glorificado (1 Coríntios 15:51-54).

Opostamente a isso, existe o Hades, ou Sheol, ou até mesmo mundo dos mortos ou Inferno. Um lugar de tormento, dor e sofrimento incessantes, onde os injustos pecadores aguardam também o dia do julgamento onde serão lançados junto com Satanás e seus anjos no lago que arde com fogo e enxofre (Apocalipse 20:15).

Veja como que a Bíblia diz na parábola do rico e do mendigo Lázaro:

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Lucas 16:19-31

Algumas considerações que podemos retirar desse texto:


  • O rico, era atormentado por chamas a todo instante, não havia para ele misericórdia, descanso, alívio qualquer.
  • O rico ainda conservava em sua memória, lembranças de sua vida terrena, tanto é verdade que ele cita seus parentes e Abraão ainda diz para ele se lembrar que na terra obteve muitos bens.
  • Não havia qualquer chance de mudar de local. Havia um grande abismo entre o inferno e paraíso, não é possível alguém sair do inferno e ir para o paraíso, nem sair do paraíso e ir para o inferno.
  • Não existe purgatório, nem qualquer lugar intermediário, ou a pessoa vai para o paraíso ou vai para o inferno. A decisão é imediata, conforme diz em Hebreus 9:27.


    "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27"
  • Fica evidente que é impossível alguém que caiu no inferno, voltar, se comunicar com aqueles que estão vivos. Não há possibilidade de reencarnação como pregam os Kardecistas e esoteristas.
  • Aqueles que querem se salvar do inferno, devem fazer isso em vida, de sorte que depois da morte é tarde demais para decidir.
Só uma maneira de sermos salvos deste lugar e irmos ao paraíso, quando nos arrependemos da nossa vida pecaminosa e acreditamos de todo coração no Filho de Deus, Jesus Cristo. Perceba que o rico vivia regaladamente, não se importava em amar a causa do pobre, não se importava com Lázaro, em outras palavras, ele só se importava com sua vida de riqueza, esplendor, banquetes, felicidades passageiras. O rico havia se esquecido de Deus, das leis de Deus, da justiça que devemos fazer neste mundo, isto é, ajudar e amar nosso semelhante. Por isso ele pereceu e caiu naquele lugar de desgraça.

Jesus ainda falou em Marcos 9: 44, 46 e 48

Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. Marcos 9:44 

Quando o ladrão da cruz reconheceu que Jesus era o salvador, imediatamente Jesus deu a ele a salvação:

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43 
A única forma de não irmos para o inferno é através de Jesus Cristo:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:15
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16




sábado, 9 de agosto de 2014

Como vencer as decepções da vida

Como a Bíblia pode nos ensinar a respeito de superar as tragédias da vida? A vida de todos os seres humanos sempre terá perdas, decepções, lutas, traições e até mesmo tragédias. Isso é inevitável porque a terra se tornou maldita por causa do pecado (Gênesis 3:17).


1º Passo (prevenção) - Firme sua vida em Deus

Quando nossa vida está firmada na palavra de Deus, não somos abalados (Provérbios 10:30), visto que confiamos piamente na grande justiça e misericórdia do Senhor. Jesus nos ensinou que quando vivemos uma vida firmada na palavra de Deus, as duras provas deste mundo não nos derrubam.

"E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha."  (Mateus 7 : 25)

Uma vida pautada na palavra de Deus, nos leva a sempre estar buscando o Senhor e sermos revestidos para o dia chamado mau. Existe um dia na vida do crente em que ele certamente sofrerá e padecerá, mas se estiver revestido, ele permanece firme.

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes."  (Efésios 6 : 13)

2º Passo - Não se prostrar porém viver e seguir em frente

Muitas pessoas sentem o peso de um acontecimento desagradável. Uma perca de um parente, um diagnóstico desagradável do médico, a demissão do emprego entre outras coisas podem deixar a pessoa arrasada, completamente sem rumo e sem forças para reagir.

A Bíblia nos mostra exemplos de pessoas que mesmo diante da tragédia se levantaram e prosseguiram. O primeiro filho rei Davi com Bate-Seba, diz a Bíblia adoeceu e ficou doente, pois Deus castigou duramente a Davi pelo fato da criança ser fruto de adultério. Enquanto a criança vivia, ele lutou, jejuando e orando, se humilhando na presença de Deus para que a criança fosse salva. Não comeu pão, nem mudou seus vestidos pois estava com a esperança de que Deus tivesse misericórdia daquela situação e curasse a criança. Todavia a criança faleceu. Isso para muitos seria motivo para abandonar a Deus ou cair em profunda depressão pelo caso. Mas Davi fez diferente, ao saber que a criança havia falecido, levantou-se do chão onde estava prostrado, se lavou, mudou as vestes, adorou ao Senhor e depois comeu e viveu.

"Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu."  (II Samuel 12 : 20)

Devemos ter em mente que parar de viver e se entregar em nada vai nos ajudar. Diante de um fato que nos decepcione, enquanto houver possibilidade de mudar esse fato devemos lutar, uma vez cessadas as possibilidades isso passa para o milagre de Deus então devemos viver e nos levantarmos para seguir em frente.

3º Passo Recomeçar - Não importa os golpes que a vida te deu, sempre é possível recomeçar

Quando os judeus voltaram do cativeiro, viram um cenário desolador e a árdua tarefa de reconstruir a cidade de Jerusalém, o templo e os muros era muito desanimadora. Recomeçar nunca é fácil, sempre nos dá um certo desânimo ter que refazer tudo novamente.

Jesus certa vez encontrou uma mulher samaritana cuja a vida estava destruída. Ela já estava em seu quinto relacionamento e por isso devia ser uma mulher muito julgada em sua cidade. Aquela mulher era tão amargurada que se recusou a dar água ao mestre. Carregava consigo o ódio e o rancor. Ao encontrar o Senhor, sua vida mudou por completo. Depois de 5 prováveis frustrações sentimentais ela pode recomeçar pois encontrou o dono da vida Jesus de Nazaré.

Faça como Esdras e Neemias, recomece e nunca deixe que a tarefa do recomeço seja maior do que o Senhor que te chama para recomeçar.

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."  (João 16 : 33)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

As 6 lutas de um cristão

A Bíblia fala de pelo menos 6 tipos de lutas que encontramos durante nossa caminhada. O cristão deve ter em mente que sua caminhada é composta de muitas lutas e também muitas vitórias que dependem de sua perseverança.

"Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus."  (Atos 14 : 22)


  1. Primeira luta dos santos: As lutas que Deus permite para que ele seja Glorificado.

    "E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,"  (Êxodo 14 : 17)
    Por muita vezes as barreiras surgem diante de nós para que o nome do Senhor seja exaltado. Deus permite algumas provações em nossa vida para que ele seja conhecido por nós. O povo de Israel até então não conhecia o Senhor em sua plenitude. Até então se sabia que existia um Deus que guiou Abraão, Isaque e Jacó, mas não conheciam seu grande poder.

    "E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido."  (Êxodo 6 : 3)

    Mais do que livrar Israel do Egito, Deus precisava definitivamente se apresentar aos habitantes da terra. Seu nome era desconhecido e nunca se tinha ouvido falar de um Deus tão poderoso que fizesse tantos sinais e maravilhas como o SENHOR. Os deuses da época eram responsáveis por coisas tolas como fertilidade, sol, água, prosperidade, mas o SENHOR nunca tinha sido apresentado.

    Deus então permite que faraó se endureça e desta maneira ele envia diversos sinais e maravilhas ao Egito e tira o povo de Israel com mão forte, de sorte que todos os povos ao redor tremiam de pavor do Deus do céu.

    "E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós."  (Josué 2 : 9)

    Se você passar por essa luta, não tenha medo, Deus está no pleno controle de tudo e tudo isso que você passa é para a glória de Deus.
  2. Segunda luta dos santos: As lutas que ele mesmo procura e entra, embora não seja a vontade de Deus que ele passe por elas.

    "Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher."  (II Samuel 12 : 10)


    Não era a vontade de Deus que Davi passasse por essa grande luta. Ele desobedeceu ao Senhor e além de cometer adultério com Bate-Seba, assassinou seu marido Urias o Heteu colocando-o na linha de frente da batalha contra os filhos de Amom. Por esta causa Deus permitiu que uma grande luta entrasse na casa de Davi. Primeiro, Amnon, um dos filhos de Davi, estuprou sua irmã Tamar e consequentemente foi assassinado por Absalão seu irmão. Este por sua vez, fugiu diante da face de Davi por esse crime. Quando voltou se rebelou contra seu pai Davi e lhe tomou o reino e depois acabou morto por Joabe e o exército de Davi. Como se não bastasse, a criança fruto do adultério entre Davi e Bate-Seba morreu. O filho de Davi com Bate-Seba, Salomão acabou matando Adonias seu irmão e também a Joabe.

    Tudo isso não foi a vontade plena de Deus. Se Davi não cometesse adultério com Bate-Seba a luta não viria, seus filhos não morreriam nem haveria tanta dor ou morte. Muitas vezes passamos por lutas que nós mesmos arrumamos por nossa desobediência. Desobedecer ao Senhor nos traz angústia e dor, lutas terríveis.
  3. Terceira luta dos santos: As lutas naturais da vida e do dia-a-dia.

    "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."  (João 16 : 33)

    Temos as lutas naturais do dia-a-dia como a falta de dinheiro, violência do mundo, a fome, os problemas sociais, falta de emprego, enfermidades e etc. Jesus nos disse que devemos ter bom ânimo e enfrentar esses percalços, pois ele também venceu o mundo e nós venceremos com ele. Quando ver as dificuldades dessa vida, lembre-se que Jesus venceu e com ele venceremos também.

    "Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno."  (I João 2 : 14)
  4. Quarta luta dos santos: A luta contra o diabo e seus anjos

    "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."  (Efésios 6 : 12)


    O cristão espiritual sabe que vive uma guerra travada. Porque você acha que no mundo há tanta coisa errada, tantas pessoas se suicidando, outras em bebedices, outras em prostituição, outras nas vã maneira de viver das festas e glutonarias, outros no crime....porque este mundo está sendo guiado pelo príncipe das trevas (João 14:30) e nele está jazendo o maligno (1 João 5:19).

    O diabo sempre vai tentar destruir a Igreja de Cristo e afastar quem ele puder da presença de Deus. Não existe neutralidade nessa guerra, Jesus deixa claro que quem não está com ele está contra ele.

    "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha."  (Mateus 12 : 30)
  5. Quinta luta dos santos: A luta contra nossa carne.

    "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."  (Gálatas 5 : 17)

    O cristão além de lutar com as lutas citadas anteriormente, ele possui uma batalha interna: A batalha dos seus desejos carnais contra os seus desejos espirituais. Enquanto nossa carne deseja os prazeres desse mundo, nosso espírito deseja os interesses do Espírito Santo que são celestiais. Para saber mais leia sobre o estudo dos frutos do Espírito e da Carne.
  6. Sexta luta dos santos: A luta e a perseguição por causa do nome de Jesus

    "E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo."  (Mateus 10 : 22)
    Os que desejam seguir Jesus padecerão perseguições, serão incompreendidos, chamados de loucos, humilhados, desprezados e reprovados pelas pessoas. O nome de Jesus é tão poderoso, que dividiu as eras entre antes e depois, ele mesmo disse que veio causar dissensão porque mesmo na família haveria divisão por alguns amarem a Cristo e outros não.

    "Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;"  (Mateus 10 : 35)
    Há uma promessa para aqueles que são afrontados por causa do nome de Jesus. Ele diz que devemos exultar de alegria quando somos afrontados, pois grande é o nosso galardão nos céus.

    "11. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

    12. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."  (Mateus 5 : 11-12)

    "E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições."  (II Timóteo 3 : 12)