segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Existe vida após a morte? - Parte 1

Sim existe. A Bíblia revela que existem dois lugares que poderemos ir após a morte:

O paraíso, também chamado de Seio de Abraão. Um lugar de descanso e paz, onde aqueles que são considerados justos por Deus aguardam o dia da grande ressurreição, ou seja, o dia em que o Senhor Jesus voltará a terra e reunirá todos os justos, dando-lhes um corpo glorificado (1 Coríntios 15:51-54).

Opostamente a isso, existe o Hades, ou Sheol, ou até mesmo mundo dos mortos ou Inferno. Um lugar de tormento, dor e sofrimento incessantes, onde os injustos pecadores aguardam também o dia do julgamento onde serão lançados junto com Satanás e seus anjos no lago que arde com fogo e enxofre (Apocalipse 20:15).

Veja como que a Bíblia diz na parábola do rico e do mendigo Lázaro:

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Lucas 16:19-31

Algumas considerações que podemos retirar desse texto:


  • O rico, era atormentado por chamas a todo instante, não havia para ele misericórdia, descanso, alívio qualquer.
  • O rico ainda conservava em sua memória, lembranças de sua vida terrena, tanto é verdade que ele cita seus parentes e Abraão ainda diz para ele se lembrar que na terra obteve muitos bens.
  • Não havia qualquer chance de mudar de local. Havia um grande abismo entre o inferno e paraíso, não é possível alguém sair do inferno e ir para o paraíso, nem sair do paraíso e ir para o inferno.
  • Não existe purgatório, nem qualquer lugar intermediário, ou a pessoa vai para o paraíso ou vai para o inferno. A decisão é imediata, conforme diz em Hebreus 9:27.


    "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27"
  • Fica evidente que é impossível alguém que caiu no inferno, voltar, se comunicar com aqueles que estão vivos. Não há possibilidade de reencarnação como pregam os Kardecistas e esoteristas.
  • Aqueles que querem se salvar do inferno, devem fazer isso em vida, de sorte que depois da morte é tarde demais para decidir.
Só uma maneira de sermos salvos deste lugar e irmos ao paraíso, quando nos arrependemos da nossa vida pecaminosa e acreditamos de todo coração no Filho de Deus, Jesus Cristo. Perceba que o rico vivia regaladamente, não se importava em amar a causa do pobre, não se importava com Lázaro, em outras palavras, ele só se importava com sua vida de riqueza, esplendor, banquetes, felicidades passageiras. O rico havia se esquecido de Deus, das leis de Deus, da justiça que devemos fazer neste mundo, isto é, ajudar e amar nosso semelhante. Por isso ele pereceu e caiu naquele lugar de desgraça.

Jesus ainda falou em Marcos 9: 44, 46 e 48

Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. Marcos 9:44 

Quando o ladrão da cruz reconheceu que Jesus era o salvador, imediatamente Jesus deu a ele a salvação:

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43 
A única forma de não irmos para o inferno é através de Jesus Cristo:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:15
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado o debate sempre esclarece !