Mostrando postagens com marcador SERMÕES. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SERMÕES. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 11 de março de 2015

Jesus e o cego de Betsaida - 3 Tipos de Pessoas

"E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.
E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.
E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam.
Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente.
E mandou-o para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém na aldeia."

Marcos 8:22-26



1-  Um pecador que ainda não conhece a Cristo. (Versículo 22 e 23, "trouxeram um cego").

2- Um pecador que conhece a Cristo, mas não está em Cristo. (Versículo 24, "vejo pessoas, elas parecem árvores").

3- Um pecador que conhece a Cristo e está em Cristo. ( Versículo 25, "o cego olhou firme e ficou curado, aí começou a ver tudo muito bem").

O primeiro tipo de pessoa é um cego espiritual. Ele até ouviu falar de Cristo, mas não o conheceu pessoalmente. Ele carrega sobre si um fardo e não sabe que Jesus pode aliviar dele este fardo. Jesus disse para que fossem até Ele todos os que estivessem cansados e oprimidos que Ele os aliviaria. Jesus os chama para curá-Los espiritualmente e fisicamente. Para lhes dar uma vida com abundância, uma vida eterna. 

O segundo tipo de pessoa é aquele que conheceu a Cristo de ouvir falar, está em seus caminhos mas não observa a Sua Palavra. São pessoas que vão por rodas de doutrinas de homens onde tudo pode e nada é proibido. Vivem um evangelho de o que importa é a sinceridade do coração. Ledo engano! Enganoso é o coração, quem o conhecerá? Está escrito que não há nenhum justo e muito menos alguém que nunca peque. Estes, dizem (parecem) enxergar, mas estão cegos espiritualmente e tem levado muitos consigo. São aqueles que não tem compromisso com a Palavra de Deus e a distorcem para cumprir as concupiscências da sua carne. São aqueles que não dão ouvidos as advertências do Senhor. São aqueles que não rejeitam mais o pecado. São aqueles que vivem um evangelho fácil, um evangelho sem renúncia, um evangelho onde a porta é larga. São aqueles que se dizem cristãos, mas o mundo ainda não saiu de dentro deles e amam fazer as coisas que o mundo faz. 

O terceiro tipo de pessoa são aqueles que aceitaram a Cristo e em Cristo estão. São aqueles que estão firmes no Senhor. São aqueles que estão sensíveis a voz de Deus. São aqueles que prestam atenção ao que Deus lhes diz e muda seus caminhos quando observam a Palavra de Deus. São aqueles que não amam mais o mundo e se separaram daquilo que os estava condenando perante a Palavra de Deus. São aqueles que fugiram de tudo o que desagrada a Deus, mesmo que isto implicasse em sacrifícios para eles. São aqueles que dizem: Já não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim. São aqueles que conhecem a Deus não só de ouvir falar, mais pessoalmente. Eles não vivem em condenação, eles obedecem, eles se sujeitam, eles respeitam as Escrituras. Eles temem a Deus! São aqueles que se consertam dia após dia e se Deus diz: Isto está errado. Eles imediatamente se arrependem e não ignoram a mensagem de Deus por causa de seus desejos. Eles são aqueles que escolheram perder a sua vida por causa de Cristo ao invés de ganha-lá e por causa disso são os que verdadeiramente a acharam. Eles são aqueles que sabem que o seu lugar não é aqui e buscam a Santidade para serem participantes no grande dia. Eles são aqueles que vigiam e perseveram. São humildes, simples e têm sede de Deus. Eles buscam em primeiro lugar nas suas vidas, o Reino de Deus e a Sua Justiça. Eles vivem um evangelho onde a porta é estreita, mas não olham pra trás. Percorrem para o alvo e padecem, porque por muitas tribulações importa entrarem no Reino de Deus.

sábado, 9 de agosto de 2014

Como vencer as decepções da vida

Como a Bíblia pode nos ensinar a respeito de superar as tragédias da vida? A vida de todos os seres humanos sempre terá perdas, decepções, lutas, traições e até mesmo tragédias. Isso é inevitável porque a terra se tornou maldita por causa do pecado (Gênesis 3:17).


1º Passo (prevenção) - Firme sua vida em Deus

Quando nossa vida está firmada na palavra de Deus, não somos abalados (Provérbios 10:30), visto que confiamos piamente na grande justiça e misericórdia do Senhor. Jesus nos ensinou que quando vivemos uma vida firmada na palavra de Deus, as duras provas deste mundo não nos derrubam.

"E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha."  (Mateus 7 : 25)

Uma vida pautada na palavra de Deus, nos leva a sempre estar buscando o Senhor e sermos revestidos para o dia chamado mau. Existe um dia na vida do crente em que ele certamente sofrerá e padecerá, mas se estiver revestido, ele permanece firme.

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes."  (Efésios 6 : 13)

2º Passo - Não se prostrar porém viver e seguir em frente

Muitas pessoas sentem o peso de um acontecimento desagradável. Uma perca de um parente, um diagnóstico desagradável do médico, a demissão do emprego entre outras coisas podem deixar a pessoa arrasada, completamente sem rumo e sem forças para reagir.

A Bíblia nos mostra exemplos de pessoas que mesmo diante da tragédia se levantaram e prosseguiram. O primeiro filho rei Davi com Bate-Seba, diz a Bíblia adoeceu e ficou doente, pois Deus castigou duramente a Davi pelo fato da criança ser fruto de adultério. Enquanto a criança vivia, ele lutou, jejuando e orando, se humilhando na presença de Deus para que a criança fosse salva. Não comeu pão, nem mudou seus vestidos pois estava com a esperança de que Deus tivesse misericórdia daquela situação e curasse a criança. Todavia a criança faleceu. Isso para muitos seria motivo para abandonar a Deus ou cair em profunda depressão pelo caso. Mas Davi fez diferente, ao saber que a criança havia falecido, levantou-se do chão onde estava prostrado, se lavou, mudou as vestes, adorou ao Senhor e depois comeu e viveu.

"Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu."  (II Samuel 12 : 20)

Devemos ter em mente que parar de viver e se entregar em nada vai nos ajudar. Diante de um fato que nos decepcione, enquanto houver possibilidade de mudar esse fato devemos lutar, uma vez cessadas as possibilidades isso passa para o milagre de Deus então devemos viver e nos levantarmos para seguir em frente.

3º Passo Recomeçar - Não importa os golpes que a vida te deu, sempre é possível recomeçar

Quando os judeus voltaram do cativeiro, viram um cenário desolador e a árdua tarefa de reconstruir a cidade de Jerusalém, o templo e os muros era muito desanimadora. Recomeçar nunca é fácil, sempre nos dá um certo desânimo ter que refazer tudo novamente.

Jesus certa vez encontrou uma mulher samaritana cuja a vida estava destruída. Ela já estava em seu quinto relacionamento e por isso devia ser uma mulher muito julgada em sua cidade. Aquela mulher era tão amargurada que se recusou a dar água ao mestre. Carregava consigo o ódio e o rancor. Ao encontrar o Senhor, sua vida mudou por completo. Depois de 5 prováveis frustrações sentimentais ela pode recomeçar pois encontrou o dono da vida Jesus de Nazaré.

Faça como Esdras e Neemias, recomece e nunca deixe que a tarefa do recomeço seja maior do que o Senhor que te chama para recomeçar.

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."  (João 16 : 33)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

As 6 lutas de um cristão

A Bíblia fala de pelo menos 6 tipos de lutas que encontramos durante nossa caminhada. O cristão deve ter em mente que sua caminhada é composta de muitas lutas e também muitas vitórias que dependem de sua perseverança.

"Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus."  (Atos 14 : 22)


  1. Primeira luta dos santos: As lutas que Deus permite para que ele seja Glorificado.

    "E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,"  (Êxodo 14 : 17)
    Por muita vezes as barreiras surgem diante de nós para que o nome do Senhor seja exaltado. Deus permite algumas provações em nossa vida para que ele seja conhecido por nós. O povo de Israel até então não conhecia o Senhor em sua plenitude. Até então se sabia que existia um Deus que guiou Abraão, Isaque e Jacó, mas não conheciam seu grande poder.

    "E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido."  (Êxodo 6 : 3)

    Mais do que livrar Israel do Egito, Deus precisava definitivamente se apresentar aos habitantes da terra. Seu nome era desconhecido e nunca se tinha ouvido falar de um Deus tão poderoso que fizesse tantos sinais e maravilhas como o SENHOR. Os deuses da época eram responsáveis por coisas tolas como fertilidade, sol, água, prosperidade, mas o SENHOR nunca tinha sido apresentado.

    Deus então permite que faraó se endureça e desta maneira ele envia diversos sinais e maravilhas ao Egito e tira o povo de Israel com mão forte, de sorte que todos os povos ao redor tremiam de pavor do Deus do céu.

    "E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós."  (Josué 2 : 9)

    Se você passar por essa luta, não tenha medo, Deus está no pleno controle de tudo e tudo isso que você passa é para a glória de Deus.
  2. Segunda luta dos santos: As lutas que ele mesmo procura e entra, embora não seja a vontade de Deus que ele passe por elas.

    "Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher."  (II Samuel 12 : 10)


    Não era a vontade de Deus que Davi passasse por essa grande luta. Ele desobedeceu ao Senhor e além de cometer adultério com Bate-Seba, assassinou seu marido Urias o Heteu colocando-o na linha de frente da batalha contra os filhos de Amom. Por esta causa Deus permitiu que uma grande luta entrasse na casa de Davi. Primeiro, Amnon, um dos filhos de Davi, estuprou sua irmã Tamar e consequentemente foi assassinado por Absalão seu irmão. Este por sua vez, fugiu diante da face de Davi por esse crime. Quando voltou se rebelou contra seu pai Davi e lhe tomou o reino e depois acabou morto por Joabe e o exército de Davi. Como se não bastasse, a criança fruto do adultério entre Davi e Bate-Seba morreu. O filho de Davi com Bate-Seba, Salomão acabou matando Adonias seu irmão e também a Joabe.

    Tudo isso não foi a vontade plena de Deus. Se Davi não cometesse adultério com Bate-Seba a luta não viria, seus filhos não morreriam nem haveria tanta dor ou morte. Muitas vezes passamos por lutas que nós mesmos arrumamos por nossa desobediência. Desobedecer ao Senhor nos traz angústia e dor, lutas terríveis.
  3. Terceira luta dos santos: As lutas naturais da vida e do dia-a-dia.

    "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."  (João 16 : 33)

    Temos as lutas naturais do dia-a-dia como a falta de dinheiro, violência do mundo, a fome, os problemas sociais, falta de emprego, enfermidades e etc. Jesus nos disse que devemos ter bom ânimo e enfrentar esses percalços, pois ele também venceu o mundo e nós venceremos com ele. Quando ver as dificuldades dessa vida, lembre-se que Jesus venceu e com ele venceremos também.

    "Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno."  (I João 2 : 14)
  4. Quarta luta dos santos: A luta contra o diabo e seus anjos

    "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."  (Efésios 6 : 12)


    O cristão espiritual sabe que vive uma guerra travada. Porque você acha que no mundo há tanta coisa errada, tantas pessoas se suicidando, outras em bebedices, outras em prostituição, outras nas vã maneira de viver das festas e glutonarias, outros no crime....porque este mundo está sendo guiado pelo príncipe das trevas (João 14:30) e nele está jazendo o maligno (1 João 5:19).

    O diabo sempre vai tentar destruir a Igreja de Cristo e afastar quem ele puder da presença de Deus. Não existe neutralidade nessa guerra, Jesus deixa claro que quem não está com ele está contra ele.

    "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha."  (Mateus 12 : 30)
  5. Quinta luta dos santos: A luta contra nossa carne.

    "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."  (Gálatas 5 : 17)

    O cristão além de lutar com as lutas citadas anteriormente, ele possui uma batalha interna: A batalha dos seus desejos carnais contra os seus desejos espirituais. Enquanto nossa carne deseja os prazeres desse mundo, nosso espírito deseja os interesses do Espírito Santo que são celestiais. Para saber mais leia sobre o estudo dos frutos do Espírito e da Carne.
  6. Sexta luta dos santos: A luta e a perseguição por causa do nome de Jesus

    "E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo."  (Mateus 10 : 22)
    Os que desejam seguir Jesus padecerão perseguições, serão incompreendidos, chamados de loucos, humilhados, desprezados e reprovados pelas pessoas. O nome de Jesus é tão poderoso, que dividiu as eras entre antes e depois, ele mesmo disse que veio causar dissensão porque mesmo na família haveria divisão por alguns amarem a Cristo e outros não.

    "Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;"  (Mateus 10 : 35)
    Há uma promessa para aqueles que são afrontados por causa do nome de Jesus. Ele diz que devemos exultar de alegria quando somos afrontados, pois grande é o nosso galardão nos céus.

    "11. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

    12. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."  (Mateus 5 : 11-12)

    "E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições."  (II Timóteo 3 : 12)