Mostrando postagens com marcador VIDA MINISTERIAL. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador VIDA MINISTERIAL. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 12 de março de 2015

Manual do Diácono

Definição do ministério diaconal

O diaconato é um ministério bíblico. Trata-se de um cargo eclesiástico no qual o diácono ou diaconisa(mulheres) são encarregados de diversos serviços da Igreja com a finalidade de auxiliar os líderes de uma determinada congregação.
A palavra diácono vem do grego (diakonos διάκονος) que significa atendente ou servo.

Hoje em dia os diáconos são considerados como meros obreiros, mas a Bíblia revela que Estevão, um dos primeiros mártires da Igreja, era um homem cheio de conhecimento bíblico, dotado de uma unção de maravilha muito forte.

"E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo."  (Atos 6 : 8)

Como surgiram os diáconos

O ministério dos diáconos surgiu no momento em que os apóstolos perceberam que era impossível atender os necessitados da Igreja como por exemplo as viúvas e os órfãos, e ao mesmo tempo se dedicarem em buscar a Deus no ministério da pregação do evangelho. Com isso apartaram 7 homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e honestos para servirem assim.

"Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio."  (Atos 6 : 3)

"Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra."  (Atos 6 : 4)

"E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;"  (Atos 6 : 5)


A importância dos diáconos no ministério

O corpo de obreiros é muito importante para um ministério. Todos os pastores, evangelistas, presbíteros ou missionários devem estar focados exclusivamente no ministério da pregação da palavra de Deus. Um ministério começa a fracassar quando a palavra de Deus começa a ser pregada de maneira ineficaz. Quando os líderes passam a ficar mais preocupados com os afazeres do ministério do que com a palavra de Deus, isso é sinal que aquela congregação não terá alimento saudável e com toda certeza será fácil satanás entrar e enganar ovelhas daquela congregação.

Portanto, o corpo de diáconos das igrejas deve dar todo o suporte aos líderes, afim de que estes não se preocupem com outras coisas senão em ministrar a palavra de Deus a toda congregação. Pense como seria os santos apóstolos do Senhor Jesus se preocuparem com a necessidade dos pobres (não que isso seja desonroso ou viu) ou terem que se preocupar com a limpeza do local de oração, ou ainda terem que ficar como porteiros ou prepararem a santa ceia do Senhor? O tempo de oração, de busca e de meditação na palavra seriam muito menores e isso prejudicaria todo o ministério. O apóstolo Paulo disse que a profecia (o ministério da palavra) é o que edifica a Igreja.

"E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação."  (I Coríntios 14 : 5)

O sucesso de um ministério não só passa pela dedicação do anjo da igreja, mas também o quanto seus obreiros estejam afiados, preparados para o bom combate. Isso é tão bíblico que até mesmo o grande Deus, nosso Pai celestial não faz nada sozinho, embora ele tenha todo o poder, os anjos são seus auxiliares, pois nosso Pai não pode descer a toda hora por ele ser o grande Rei.

Deveres dos Diáconos

  1. Ser cheio do Espírito Santo.

    Esse dever é crucial para o bom ministério dos diáconos e diaconisas que querem acima de tudo servirem a Deus com eficiência. É inconcebível que alguém pratique o diaconato e seja uma pessoa carnal, desconhecedora da graça e do poder de Deus. Devem estar sempre dedicados a buscar a Deus e serem pessoas diferentes e espirituais.

    "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;"  (Efésios 5 : 18)

  2. Ser fiel e obediente a ao ministério.

    Os diáconos devem obedecer seus pastores. Muitas vezes podem até estarem sendo provados ou não concordarem com alguma determinação, mas devem fazer tudo que seus pastores determinam, contanto que seja no Senhor. Obviamente se o pastor determinar que um diácono ou diaconisa faça algo pecaminoso, deve-se então obedecer a Deus e não aos homens, todavia os diáconos jamais devem maldizer, escarnecer ou se rebelar contra autoridades do ministério. Isso vale para todos os santos em Cristo. Saul se desviou do Senhor, contudo o próprio Deus o tirou do reinado. Um diácono nunca deve falar mal de seu ministério, nunca deve falar mal de seus pastores ou superiores, deve sempre priorizar os trabalhos de seu ministério ao invés de outros ministérios. Como ficaria seu patrão se soubesse que na hora do seu serviço você estava servindo outra empresa? Ou como reagiria a empresa onde você trabalha se você saísse falando mal dela para todos? Portanto, ainda que haja falhas no seu ministério, entregue a Deus em oração, fale com mansidão ao seu pastor, não saia com rebelião ou com fofocas, pois isso vai matar sua vida espiritual.

    "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."  (Hebreus 13 : 17)




  3. Ser honesto

    "Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;"  (I Timóteo 3 : 8)

    Uma pessoa honesta, é uma pessoa verdadeira, que não é fraudulenta ou enganosa. Os diáconos não podem ser pessoas falsas. Se por ventura alguém tiver um problema que o impeça de exercer seu diaconato como por exemplo um pecado ou uma fraqueza, o tal não pode mentir mas sim conversar com seu pastor e este com mansidão deve recebe-lo com todo entendimento. 

    Um diácono não pode querer fraudar, ou seja, não pode querer dizer aos seus pastores que jejuou, quando na verdade ele nem fez isso. Não pode dizer que executou a limpeza do templo, se não o fez. Não pode ter língua dobre, ou seja, não pode fazer um discurso na frente dos seus pastores e por detrás executar outra coisa. Eles devem ser honestos a ponto de seus pastores lhes confiarem as mais altas tarefas como se fossem filhos irrepreensíveis.

  4. Saber a hora de descontrair com a hora de servir

    Paulo também diz que não devem ser dados a muito vinho. Naquela época o vinho era uma bebida comum, que ao ser consumida em exagero causava embriagues. O diácono não deve ser uma pessoa dada aos prazeres. Ele tem que saber o momento de se descontrair mas de maneira moderada, discreta, sem escândalo. O erro de muitos diáconos jovens é que não conseguem separar a descontração do seu serviço ministerial. O diácono não pode servir por festa, deve ser mais amigo de Deus do que das diversões, dos prazeres. Lembra do primeiro dever? Ser espiritual, quem é espiritual pode até ir a um restaurante, uma confraternização entre os irmãos, mas o exagero das tais coisas o torna uma pessoa carnal e sem autoridade. Lembre-se que embora o Senhor Jesus fosse às festas, ele se mantinha focado e centrado em seus princípios e sua missão.

  5. Não ser ganancioso

    Um diácono também não deve ser ganancioso, não deve sentir inveja do cargo dos outros ou ser cobiçoso sobre tudo. Muitos por exemplo ficam com raiva quando seu companheiro é designado a pregar ou o pastor convida outro diácono para acompanha-lo em uma missão. O ministério diaconal só tem espaço para uma vaidade: Servir bem o ministério como os santos anjos sevem a Deus. Eu até posso dizer que o diaconato é um espelho do ministério dos anjos. Os anjos podem ministrar, ajudar, servir e da mesma forma os diáconos. A glória do diácono não está na sua posição ou no reconhecimento do seu pastor, nem na sua pregação. A glória do diácono está em ser reconhecido como alguém extremamente preparado para servir, seja o espiritual ou o cotidiano.

  6. Governem bem a sua casa e sejam maridos de uma só mulher

    "Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas."  (I Timóteo 3 : 12)

    Primeiramente seria bom que o diácono ou diaconisa fossem casados, mas também o Senhor Jesus disse que há eunucos que se castram pelo Reino de Deus, em outras palavras, há pessoas que decidem viver só por causa da obra de Deus. Quando o apóstolo Paulo diz para ser marido de uma só mulher, ele repreende a poligamia, algo que ainda era muito comum naquela época. Uma vez casado o diácono deve ser um homem fiel a sua esposa, que ame seus filhos e cuide bem de sua casa. Como pode alguém servir a Deus se despreza até seus filhos e esposa, o mesmo vale para as diaconisas.

  7. Devem passar pelas provações ministeriais

    "E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis."  (I Timóteo 3 : 10)
    Aqueles que desejam servir a Deus, devem ser aprovados. Não se pode colocar alguém no ministério se aquela pessoa é desonesta, mentirosa, fofoqueira, desobediente, infiel aos seus líderes e seu ministério, enganosos, gananciosos e carnais. Todos aqueles que querem servir escolhem excelente obra.

    "ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja."  (I Timóteo 3 : 1)

    Todavia só desejar não é o suficiente, o diácono deve demonstrar a Deus se ele é alguém como um santo anjo de Deus e realmente quer servir bem o seu ministério.
  8. Ser responsável com suas obrigações

    Cabe aos diáconos não faltarem com suas obrigações, serem pontuais e em caso de não poderem arcar com suas obrigações avisarem seus líderes. Nunca se esqueça:

    "Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosamente; e maldito aquele que retém a sua espada do sangue."  (Jeremias 48 : 10)

Recompensa por exercer bem o diaconato

"Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus."  (I Timóteo 3 : 13)
Aqueles que servirem bem o seu diaconato, serão bem reconhecidos e terão muita confiança na fé. Mesmo que um diácono não venha ser um pastor futuramente, ele poderá dizer; Combati o bom combate, encerrei a carreira e guardei a fé.  Como eu disse anteriormente, a honra do diaconato é que ele sirva bem a Deus e à Igreja, de sorte que todos que olhem para ele vejam que ali vai um grande homem de Deus ou uma grande mulher de Deus.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Motivos que levam uma igreja a ruína



Muitas pessoas pensam que a vida de um pastor é fácil, cheia de facilidades e bonança. Ledo engano. Dirigir igrejas é algo que exige extrema constância e excelência. Nesta postagem vou listar e comentar algumas coisas que podem acontecer e acabar com um ministério. Passe aos seus pastores ou se você dirige uma obra deixe seu comentário. A troca de idéias edifica e não dói.



  1. Desobediência às direções de Deus

    Sair da direção de Deus, o dono da obra, pode significar um preço altíssimo. Qualquer que seja a igreja, jamais poderá ser regida pelo ego humano ou pela limitada visão humana. Um pastor sempre deve estar pautado na direção do Senhor. Infelizmente vemos muitas igrejas fazendo campanhas ou ações fora do propósito de Deus.

    O rei Saul perdeu seu reinado por desobediência. Ele não soube esperar o tempo e a direção do SENHOR conforme foi passado a ele e quis resolver da maneira dele. O resultado foi que ele caiu em desgraça, morrendo amargamente com sua própria lança, longe de Deus.

    Quantos pastores por ai estão dando seu jeitinho e esquecendo de consultar o dono da obra? As vezes aquela pregação "light" para não espantar os dizimistas, ou aquela permissividade dentro da igreja de um carnaval gospel, de um segundo casamento, festa junina gospel, balada gospel....esses preceitos e muitos outros não são direções do SENHOR. Portanto pastor ou você que um dia poderá dirigir uma igreja, nunca tenha medo de seguir a direção proposta pelo SENHOR, pois sem a presença dele a obra morrerá e será motivo de vergonha e escândalos.
  2. Perda da visão evangelística

    A função da Igreja é preparar o povo, isto é, aqueles que creem no Senhor Jesus a crescerem na graça e no conhecimento.

    "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém."  (II Pedro 3 : 18)
    Hoje em dia as pessoas estão acostumadas com um evangelho da benção. Muitas igrejas com o intuito de atrair pessoas, fazem uma pregação muitas vezes fantasiosa, prometendo bençãos sem antes mesmo de haver uma conversão e arrependimento da vida pecaminosa. Como pode Deus abençoar a vida de uma pessoa (embora Ele tenha esse poder e autonomia) se a mesma não quer absolutamente nada com o maior tesouro da humanidade que é a salvação em Cristo Jesus? Não estariam as igrejas perdendo o foco do evangelho, fazendo acepção de pessoas, desprezando os pobres, necessitados e dando preferência aos que podem dar maior dízimo? Portanto pergunto a você leitor, o que tem sido pregado em sua igreja? Salvação, concerto e crescimento da graça e do conhecimento em Cristo ou apenas promessas efusivas de bençãos independente das condições do indivíduo?

    Não tenha medo de pregar a verdade, ainda que fiquem poucos na congregação, você estará agradando ao Senhor Jesus e não aos homens. Ainda que pareça loucura para muitos, pregue a verdade.

    "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus."  (I Coríntios 1 : 18)
  3. Falta de disciplina e temor

    Não disciplinar membros pode abrir precedentes perigosos. A falta de disciplina e temor a Deus dentro da Igreja é essencial. O temor gera milagres, uma igreja sem temor vira bagunça e ficamos como no livro de Juízes onde cada um fazia conforme o seu coração.

    "Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor."  (I Timóteo 5 : 20) 

    "E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas."  (Atos 5 : 11)

    "E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão."  (Atos 5 : 12)

    O temor que desceu após Deus ferir de morte Ananias e Safira, pois tentaram enganar os apóstolos, gerou muitos milagres. Não deixe a rebeldia se instalar na igreja, isso pode ser fatal para a ruína do ministério e se for tratado tardiamente será com perdas irreparáveis.
  4. Aparência do mal 
    Toda igreja deve fugir da aparência do mal. Comportamentos que denotam o mal devem ser eliminados. Por exemplo, o mal comportamento dos líderes, soberba, mundanismo, mentiras, fofocas, desleixo, falta de compromisso ou interesse em ajudar os membros, má aparência ou mal uso dos recursos da igreja. Tudo isso e algumas coisas que eu possa ter esquecido acabam com um ministério.

    "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta," (Hebreus 12:1-2)

  5. Heresias

    Eu diria que existem dois tipos de heresias. As heresias impostas por cultura e as heresias impostas por maldade velada. Nas heresias impostas por cultura, a igreja prega algo errado que foi aprendido daquela maneira, sem qualquer cuidado de examinar as escrituras. Por exemplo, a igreja permitir o segundo casamento ignorando o que está escrito em 1 Cor 7:10-11.

    As heresias impostas por maldade são aquelas em que se sabe que uma determinada ação ou palavra não são válidas na Bíblia, porém ainda assim são praticadas. Um exemplo disso é o sabonete, rosa, lenço, tijolo ungido, o "grande pregador" e etc.

    Toda heresia é um ensinamento fora da palavra de Deus, portanto passível de afastar seus ouvintes da presença do Senhor. Isso pode abrir espaço para o pecado e consequentemente a destruição de uma comunidade inteira.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

A importância de se formar obreiros

Obreiros são extremamente importantes para o ministério. O pastor sozinho não terá condições de gerenciar toda a obra de Deus. Portanto os obreiros que cooperam para com a obra são de extrema importância, pois ajudam o pastor a desempenhar bem seu ministério, pois convenhamos que é muito melhor trabalhar em equipe do que sozinho.

A Bíblia relata sobre a vida de Moisés esse problema. Ele estava estafado por estar sozinho para uma grande obra de Deus. Segundo a história, o povo de Israel passava de meio milhão de pessoas para até 2 milhões de pessoas. Imagine um só homem cuidar de todo esse povo?

13 E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.
14 Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? (Exôdo 18:13-14)
 

 Jetro, sogro de Moisés então o aconselha, pois Moisés queria levar a frente essa função. Muitas vezes queremos ir sozinhos e achamos que somos capazes de enfrentar a sós uma situação, porém o que não sabemos é que nossa saúde tem um limite e esse limite uma hora será fatalmente atingido.

17  O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.
18  Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. (Exôdo 18:17-18)
Então Jetro aconselha a Moisés a procurar homens tementes a Deus e que aborreçam a avareza.
 21  E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;
22  Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.23  Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar.24  E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito;

Perceba que podemos destacar 3 qualidades aqui: Capacidade, Temor a Deus e Não Avarentos.


  • Capacidade: A capacidade de um obreiro vem de Deus. Servir é algo complicado que exige que a pessoa se esvazie de si mesma e possa ser capaz de se rebaixar, não se importar com as críticas, ter sabedoria para resolver problemas e não entrar em conflitos. A unção de Deus nos capacita, capacitou a Davi como rei por exemplo, mas também o homem tem que fazer sua parte, ele tem que ser prudente e buscar sempre seu aperfeiçoamento.
  • Temer a Deus: Temer a Deus, significa saber que o mesmo Deus de amor e bondade infinita, é severo e justo para punir os injustos. Deus vê tudo e principalmente quando um obreiro comete uma imprudência ministerial. Um obreiro deve temer a Deus, pois se ele for imprudente e desrespeitar suas lideranças ou quiser fazer a função de outras pessoas por orgulho ou vaidade, Deus pode cortar o ministério dele como fez com Saul.
  • Aborrecer a Avareza: É impossível servir a Deus e ser avarento. A avareza é o sentimento perverso que domina o coração dos seres humanos, fazendo com que o homem tenha sede de poder e dinheiro. No caso de Moisés, se aqueles homens fossem avarentos, estariam facilmente abertos ao suborno e à arrogância. Deus certamente os consumiria. Não cabe ao obreiro amar a fama, ostentar sua posição, luxo, glórias e dinheiro. Isso está acontecendo em diversas igrejas, onde os pastores e obreiros não se importam em santificar a igreja, mas sim que ela esteja cheia para dar dízimos e ofertas em abundância. Nunca deixe a avareza te dominar, lembre-se de sua missão que é negar o mundo e amar a Deus.
No novo testamento, os apóstolos criaram os diáconos para servirem os necessitados. Não cabia aos apóstolos deixar de buscar as revelações de Deus na palavra para servir aos pobres. Seria impossível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. As coisas carnais impedem de fazermos as espirituais e vice-versa.

"E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas."  (Atos 6 : 2)


sexta-feira, 11 de julho de 2014

O que o cristão deve fazer após o batismo?

Após passar pelo batismo nas águas o crente em Cristo deve crescer na graça e no conhecimento.


"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém."  (II Pedro 3 : 18)

Mas o que envolve crescer na graça e no conhecimento?

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações."  (Atos 2 : 42)

Doutrina dos Apóstolos 

Isto é, no evangelho e sua transformação. Perseverar na doutrina dos apóstolos significa deixar as velhas práticas pecaminosas e viver o evangelho do Senhor Jesus. Não cabe mais ao crente viver aquela vida pecaminosa e dominada pelas coisas do mundo. Não só essa transformação, mas um crescimento ministerial. Não pense que passarás por toda a tua vida sentado ao banco. Com toda a certeza sempre Deus tem para nós uma missão a ser feita. Lembre-se dos trabalhadores ociosos da última hora em Mateus 20. Tudo que você fizer na obra de Deus jamais será em vão! 

Lembre-se que você não foi batizado para conquistar as coisas da terra mas sim ser salvo do juízo e entrar no Reino de Deus. Jamais aceite que as coisas desta terra sejam maiores do que a sua salvação. 

Se você não foi batizado com o Espírito Santo, é hora de buscar esse batismo, ele te capacita para que você faça a obra de evangelismo com autoridade e poder.

Comunhão

Não existe essa de "Congregar sozinho" ou "Fazer da minha casa uma igreja entre eu e Deus". O crente precisa congregar e ser firme nesse propósito. Congregar desenvolve a compaixão, amor, tolerância, aprendizagem, crescimento, novas idéias, renovo (Salmo 133), obediência, fé, perseverança, sabedoria e muitas outras coisas. Um cristão isolado nunca será exortado quando errar, nunca será consolado quando chorar, nunca terá sua fé aumentada nem tampouco poderá dar uma palavra a alguém da parte de Deus. Em outras palavras, Deus não nos chamou para ficarmos isolados um dos outros, a comunhão com os irmãos, por mais defeitos que eles tenham (todos temos) é essencial para nosso crescimento para o Reino de Deus.

Partir do Pão

A caridade é extremamente importante. O que o seu ministério tem feito para ajudar os necessitados? O irmão Tiago diz em sua carta universal:

Tiago 2:14-17

14  Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
15  E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
16  E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
17  Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Ou seja, o partir do pão era dividir com os necessitados o alimento. Você deve desenvolver ou conversar com seu pastor para que esse tipo de ação seja desenvolvida em sua congregação.

Oração

Viver em oração é a base de tudo. Você não precisa ser o super-intercessor, mas é necessário manter-se em comunhão com Deus através da oração. Isso irá sempre te dar autoridade, poder, unção, direção, sabedoria, em resumo, tudo que você precisa para se manter firme no propósito para entrar no Reino de Deus.


O principal de tudo isso é que você vai crescer em santificação. Você entrou pela porta estreita (aceitou a Jesus Cristo e foi batizado(a)). Agora precisa andar no caminho apertado, ou seja, aprender a palavra de Deus e se santificar.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Como dirigir um culto


Dirigir um culto exige alguns cuidados especiais, isso porque se por um lado há um Deus todo poderoso que em sua palavra nos promete estar presente (Mateus 18 : 20), por outro lado há seres das trevas (demônios) que procuram a todo custo roubar a palavra que é ministrada e impedir que os membros e visitantes sintam a presença do Senhor Jesus.

Começando o culto


Costumo dizer que o culto é como uma fogueira, você que é obreiro pode perceber que o início do culto é mais pesado do que o fim, isso porque as pessoas estão completamente desligadas, cansadas de um dia de trabalho ou de suas lutas. A missão do dirigente é fazer primeiramente que se desliguem daquele estado carnal e entrem no estado espiritual.

Por isso duas coisas são imprescindíveis no início do culto: A oração e o Louvor.

Oração

Em nosso ministério sempre começamos com a oração do Pai Nosso, isso porque ela contempla todas as necessidades das pessoas. É importante que não só o dirigente ore, mas que toda a igreja participe da oração. Chame os membros para ficarem de pé e incentive-os a orar junto. Na oração é importante invocar a presença do Espírito Santo, pedir pelo perdão de pecados, para que os principados e potestades daquela região sejam acorrentados e que todo peso, cansaço ou maldição sejam tirados, por fim direcione a oração para que o Senhor derrame fogo e glória na igreja, que todos os corações se abram para sua palavra e para que haja milagres, transformação, batismo com o Espírito Santo e mover do Espírito na igreja.

Logo depois da oração, você poderá perceber a atmosfera da igreja bem diferente. Vale lembrar que é importante ao dirigente ser alguém compromissado com a obra de Deus, você vai ver mover e agir de Deus quando você se dedicar a buscar a Deus no monte, nos jejuns e orações. Isso ajuda bastante, pois de nada adianta seguir esses passos se não houver uma vida consagrada ao Senhor.

Louvor

Depois da oração, chegou a hora de louvar. É importante que quem louve seja sensível ao Espírito Santo. Não adianta louvar um suposto hino que fala de Jesus e é cantado com intuito de se imitar o cantor ou cantora. O louvor, assim como a oração deve ser feito não só pelo grupo de louvor, mas por toda a igreja. Um louvor bem entoado, com sinceridade por toda a igreja ou pelo menos pela maioria, vai trazer a glória de Deus para o culto. Os cantores devem viver uma vida de consagração. quando assim acontece toda a vez que louvam um hino que exalta a Deus (saibam escolher o hino), a igreja recebe e a glória desce.

Oportunidades

Depois dos louvores, a igreja já está em atmosfera espiritual. Se os dois passos iniciais foram bem executados a igreja já está apta a receber a palavra de Deus. Antes de dar as oportunidades apresente os visitantes. Muito cuidado ao dar oportunidades! Procure dar oportunidades para as pessoas que você sabe que são vasos de Deus ou que o Espírito Santo permite que você dê. Se você der uma oportunidade para alguém que fala muito e pouco edifica ou que fale nada edificante, pessoas desconcertadas, todo aquele fogo que foi derramado vai por água abaixo e você precisará refazer esses passos. Isso pode matar o culto ou escandalizar a igreja. Seja sensível ao Espírito e dê preferência sempre aos do seu ministério e quando houver visitantes de sua confiança dê a eles, caso contrário não coloque o rebanho em risco de ser ferido.

Dízimo e Ofertas

Faltando cerca de 15 a 10 minutos da hora da pregação, chame alguém (presbítero, pastor, evangelista, diácono, diaconisa ou quem Deus tocar) para falar dos dízimos e ofertas. Isso deve ser levado a sério, não pregue de qualquer maneira, fale de Malaquias 3:10 ou algo relacionado. Queira o povo ou não, a obra precisa para ser mantida. Nunca force as pessoas a darem dízimos e ofertas, isso deve ser voluntário. Nada de ficar estipulando valor de ofertas, pois isso pode ofender as pessoas e é extremamente chato e constrangedor. saiba que a obra é de Deus, ele tocará no coração dos seus para ofertar e dizimar, sustentando a obra.

Pregação

A parte principal do culto,deve ter o tempo adequado ao pregador, ao menos 40 minutos. Se os passos anteriores foram bem cumpridos, os membros estarão prontos a receberem a pregação.

Final do culto

Após a pregação, sempre faça o apelo se houver pessoas que não se sabe que estão afastadas ou que ainda não aceitaram ao Senhor Jesus. Sempre é bom fazer o apelo, pode ser que alguém queira fazer um concerto com Deus.

Dado isso, dê os avisos (ou chame alguém que o faça) e depois a oração final e a benção apostólica que sempre é ministrada pelo pastor, presbítero, evangelista, apóstolo, bispo ou missionário.


Lembre-se, o culto é para Deus e não para os homens, é como uma fogueira, se ela apagar, tente ascender novamente. Oração e louvor é como fogo. Busque sempre a Deus, consagre-se e o Senhor seja contigo!