Mostrando postagens com marcador DOUTRINA BÍBLICA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador DOUTRINA BÍBLICA. Mostrar todas as postagens

domingo, 5 de abril de 2015

O que significa carregar a cruz?

"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me."  (Lucas 9 : 23)

Carregar a cruz é simplesmente o negar os nossos desejos. O Cristão vive durante toda a sua vida na terra uma eterna luta entre suas paixões carnais e os desejos do seu espírito. Quando Jesus fala acerca de tomar a cruz, ele fala de nossas paixões carnais.

"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."  (Gálatas 5 : 17)

Tome sua cruz e negue suas vontades. Deu vontade de fornicar? Não fornique. Tome sua cruz e negue a sua vontade. 

Deu vontade de vestir aquela roupa bem sensual? Vista trajes honestos. Tome sua cruz e negue a sua vontade. 

Deu vontade de beber? Não beba. Tome sua cruz e negue a sua vontade.

Deu vontade de brigar? Apazigue. Tome sua cruz e negue a sua vontade.

Deu vontade de mentir? Não minta. Tome sua cruz e negue a sua vontade.

Deu vontade de matar? Não mate. Tome sua cruz e negue a sua vontade.

Deu vontade de adulterar? Não cometa adultério! Tome sua cruz e negue a sua vontade.

Lembre-se, a vida cristã pode parecer dura e chata aos olhos do mundo mas conduz os homens à vida eterna.

"E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."  (Mateus 7 : 14)

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Os crentes que não levam desaforo

É impressionante como essa geração é a pior geração cristã de todas as eras. Se formos analisar o que é dito em Apocalipse 3:17, é a geração mais miserável, pobre, cega e nua. Os cristãos atuais, em sua grande maioria adquiriram mais uma heresia para um modo louco de vida perante Deus. Agora virou moda o "não me toque". Uma geração de crentes mal ensinados que acham que ninguém pode afronta-los. Se esquecem que Jesus e os apóstolos foram afrontados, açoitados, desprezados e rejeitados e até mortos. Mas hoje em dia os tais se valem de serem "ungidos de Deus".

O Senhor Jesus  disse:

"Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa."  (João 15 : 20)

Virou moda agora não querer ser afligido, ninguém mais quer padecer por causa do evangelho. Quando acontece isso, usam das prerrogativas bíblicas para desejarem todo mal contra seus inimigos. Se orgulham quando um suposto opositor fica doente, ou sofre um acidente o entra em uma prova em sua vida. Jesus repreendeu esse tipo de comportamento maligno em Lucas 9:55.

"E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?"  (Lucas 9 : 54)
"Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois."  (Lucas 9 : 55)

Não sei que espírito é esse que está regendo essa geração, uma geração que não se santifica, não ora, não se interessa pelo espiritual, apenas querem viver do glamour de serem profetas ilegítimos, profetas que não passam provas, não padecem afrontas.

Está escrito:

"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;"  (Mateus 5 : 39)

Mas essa geração maligna insiste em criar contendas, tirar satisfações ao invés de se calarem e cumprirem o que está escrito em Mateus 18:35.

"Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."  (Mateus 18 : 35)

Não consigo conceber como alguém poderá entrar no Reino de Deus, com um coração tão vingativo e rancoroso.

O cristão pode comer carne vermelha na sexta-feira santa?

Feriado de sexta-feira chegando e muitos se apressam para comprar peixes e entre eles o famoso bacalhau.

Esse costume é exclusivamente católico. Os cristãos devem observar sempre as escrituras e não os costumes. Pois as tradições por muitas vezes saem da direção bíblica e anulam a fé em Deus.

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram,Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.


Marcos 7:6-9


Não existe qualquer escritura bíblica que mande os cristãos não comerem carne vermelha na "sexta-feira da paixão". Até porque se formos ver, os peixes quando são sendo limpos, possuem sangue. O efeito de carne branca só se dá após o seu cozimento, então isso é uma heresia maligna, maldita criada por homens. 

Podemos pensar também  que os pobres comeriam o que? Qual é a pessoa de baixa renda que tem condição de comprar peixes aos montes, principalmente bacalhau? Esse tipo de costume é uma ofensa às escrituras, assim como é o catolicismo e também como já é em muitas igrejas evangélicas.

Então amados, comam carne a vontade pois está escrito: 

"Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude."

1 Coríntios 10:25-26

terça-feira, 31 de março de 2015

Amar o teu próximo como a ti mesmo



"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:30-31).

A Palavra do Senhor nos diz em Marcos capitulo 12 e versículo 28, que se aproximou de Jesus um dos escribas perguntando-lhe qual era o primeiro de todos os mandamentos. E a Palavra do Senhor nos afirma que Jesus respondeu-lhe que Deus é o único Senhor. Jesus também disse que devemos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o nosso entendimento e de todas as nossas forças. Jesus respondeu a aquele escriba a pergunta que ele lhe fizera a respeito de qual era o primeiro de todos os mandamentos quando disse que amar a Deus de todo o coração era o primeiro mandamento. E prossegue dizendo que o segundo mandamento semelhante ao primeiro, é amar ao seu próximo como a si mesmo. Assim Jesus conclui dizendo que não há outro maior mandamento do que estes.Paulo declarou a suprema excelência da caridade em I Coríntios 13:4."O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

"O amor não é invejoso." A inveja é um estado de desgosto pelo bem alheio. É o desejo de possuir o que o outro tem. É o sentimento de ódio existente pela outra pessoa. É o olhar com inveja. É o desejo de que o outro se dê mal. É o sentimento de prazer na desgraça dele. É um sentimento destrutivo."O amor não trata com leviandade." A leviandade é a qualidade do que se é leviano. É a falta da prudência. É a irreflexão. É aquele que julga de leve. É o precipitado e imprudente."O amor não se ensoberbece." Ensoberbecer é o tornar-se soberbo e orgulhoso."O amor não se porta com indecência." A indecência é o ato de desonestidade."O amor não busca os seus interesses." Não se busca vantagem, proveito, conveniência. É aquele que dá importância e valor a algo a todo custo, a ponto até de fazer o justo ou o injusto para se ter o que se almeja. É o egoísmo, é a cobiça. É o tipo de pessoa que só procede por interesse."O amor não suspeita mal." Suspeitar mal é o ato de desconfiança mais ou menos fundada. A leve opinião ou apreensão desfavorável a respeito de alguém ou de alguma coisa. É o julgar, supor ou imaginar com certos dados mais ou menos seguros."O amor não folga com a injustiça." A injustiça é a falta da justiça. É o ato oposto á justiça.Então se, por acaso, você caro leitor tem sentido isso em seu coração e tem desejado o Amor verdadeiro dentro de si, peça ao Senhor para purificar o seu coração. Pede ao Senhor para criar em ti um coração puro e renovar em ti um espírito reto."Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto." (Salmos 51:10).O sentimento destrutivo é um sentimento que faz muito mal. Não siga em frente tendo dentro de si mesmo um sentimento tão ruim e incontrolável, mais peça ao Senhor para tirar de você esses sentimentos ruins para que vivas em paz.Busque o bem e viverás em paz.
"Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a." (I Pedro 3:11).

A Palavra do Senhor nos diz que:
"O justo se alegrará no SENHOR, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão." (Salmos 64:10).

"A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração." (Salmos 9 :11).

A Palavra do Senhor nos diz que os dez mandamentos são:
I - Não terás outros deuses diante de mim.
II - Não farás para ti imagem de escultura.
III - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
IV - Lembra-te do dia do sábado para o santificar.
V - Honra teu pai e tua mãe.
VI - Não matarás. (Tirar a vida. Causar a morte. Destruir. Suicidar-se).
VII - Não adulterarás. (Cometer adultério).
VIII - Não furtarás. (Subtrair fraudulentamente).
IX - Não dirás falso testemunho. (Não verdadeiro; não verídico. Fingido, simulado. Enganoso; mentiroso).
X - Não cobiçarás. (Desejar com cobiça. Ambicionar).

Em Mateus 5. Jesus nos diz:
Qualquer, pois, que VIOLAR um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o MENOR no reino dos céus; aquele, porém, que os CUMPRIR e ensinar será chamado GRANDE no reino dos céus.Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

E Jesus nos diz mais:
Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós, pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Jesus nos ensinou como devemos fazer. Aquele escriba respondeu a Jesus:
"E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios."

E Jesus lhe respondeu:
"E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada."

A Palavra do Senhor nos fala sobre quem é o Verdadeiro cidadão dos céus.
SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?

Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e, contudo não muda.Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.(Salmos 15:1-5).

E a Palavra do Senhor nos diz sobre quem é digno de entrar no seu santuário.Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?

Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.(Salmos 24:3-5).

A Palavra do Senhor nos ensinou a importância de Amar. Como podemos amar os nossos irmãos se temos inveja, cobiça, rancor, raiva, ódio, magoa ou outro sentimento destrutivo contra o próximo?A Palavra do Senhor nos diz em Hebreus 13.
"PERMANEÇA o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo. Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem."

"Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada." (Salmos 37:26).

"O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá." (Salmos 37: 21).

E a Palavra do Senhor nos adverte a nos arrependermos de nossos maus caminhos.
"Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 4:17).

"DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações," (I Pedro 2:1).

"Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa." (Tiago 3:16).

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. (Gálatas 5:19-26).

E a Palavra do Senhor nos fala sobre endireitar as nossas veredas.
"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas." (Marcos 1:3).

"Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (João 12:46).

Jesus é a porta!
"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas." (João 10:7).

"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (João 10:9).

É preciso nascer de novo!
"Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." (João 3:7).

A Palavra do Senhor nos diz em Jeremias capitulo 17 e versículo 9 e 10, que o Senhor conhece esquadrinha o nosso coração e prova os rins. E dá a cada um segundo os seus caminhos e o fruto das suas ações. Não podemos achar ou pensar que as coisas que fazemos ou sentimos está escondida. Pode até estar escondida de outras pessoas, mais não escondida aos olhos de Deus.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. (Provérbios 15:3).

Divórcio é condenado por Deus

O SENHOR FOI TESTEMUNHA NAQUELE DIA EM QUE VOCÊ DISSE: "Sim, eu aceito amar."

"Por quê?" É porque DEUS sabe que você tem sido infiel á sua esposa, a mulher com quem se casou quando era moço. Ela era sua companheira, mas VOCÊ quebrou a promessa que FEZ na PRESENÇA DE DEUS de que seria fiel a ela.

E não fez Ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.

Pois o Senhor Todo-Poderoso de Israel diz:

- EU ODEIO O DIVÓRCIO, Eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel á sua mulher. Malaquias 2:14-16.


E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.
Malaquias 2:14.

sábado, 7 de março de 2015

O que a Bíblia fala sobre vestes e maquiagem e jóias das mulheres?

Esse assunto é bastante polêmico, assim como o segundo casamento mexe com o íntimo das paixões carnais e por isso há um forte movimento pró-liberalista acerca do uso de vestes e maquiagens.

Toda doutrina que é pregada, deve ser submetida às escrituras e então se fazer uma análise minuciosa dos comportamentos, exemplos bíblicos e toda a escritura. Infelizmente as pessoas se escondem na redoma de que "Deus é bom" e que "Jesus quer só o nosso coração". Vejamos o que as escrituras dizem acerca destas coisas.



Maquiagem


A Bíblia é clara, devemos ser santos em toda nossa maneira de viver. Querer se maquiar é praticamente querer não aceitar a natureza que Deus nos deu. Como pode o templo do Espírito Santo ser adornado como as prostitutas? Que diferença há entre as prostitutas e as chamadas mulheres de Deus quando ambas andam da mesma forma? Tu pinta as unhas? As prostitutas e mulheres do mundo também! Tu usa batom ou sombra? As mulheres do mundo o fazem igual!

"Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo."  (I Pedro 1 : 16)

Você já perguntou ao Espírito Santo se ele aprova esse comportamento?


Vestes

1 Timóteo 2:9-10 - "9  Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
10  Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras."

É mais que claro o que a Bíblia nos recomenda. As mulheres costumam hoje usar saias curtas, barrigas de fora, calças apertadas, decotes exagerados. É esse o comportamento da mulher de Deus? E os homens que andam sem camisa, com bermudas, totalmente como os mundanos fazem.

O que é modéstia e bom senso? Ora nada mais é do que o pudor. Usam vestidos colados, delineando seus corpos e usando saltos enormes. Isso não é um comportamento de pessoas cristãs.

"Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela."  (Mateus 5 : 28)

Vestes sensuais, gera pecado. Você tem que se ataviar com modéstia e bom senso ou estará se comportando como uma pedra de tropeço para causar adultério não só nas Igrejas como a todos a sua volta. A mulher que assim age está causando adultério a todos os homens a sua volta.

Há quem diga que tais coisas foram escritas por Paulo para apenas os irmãos de Coríntios

"Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor."  (I Coríntios 14 : 37)

A carta aos Corintios é para todos os santos.

"À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:"  (I Coríntios 1 : 2)

Cuidado, a liberdade cristã não é motivo para servirmos de escândalo.

"Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos."  (I Coríntios 8 : 9)

"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus."  (I Coríntios 10 : 32)

Isso mostra que a Bíblia condena o uso de vestes indecentes. A mulher de Deus e os homens também devem andar bem compostos.

Jóias

"O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;"  (I Pedro 3 : 3)

"9  Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
10  Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras." 
(1 Timóteo 2:9-10)



"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;"  (Hebreus 12 : 14)


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Estudo sobre os frutos do Espírito e os frutos da carne - Gálatas 5:16-22

A Bíblia fala sobre os frutos do Espírito e também sobre os frutos da nossa carne (nossa natureza pecaminosa).

Carta aos Gálatas 5:16-22


16  Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17  Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
18  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20  Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21  Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

 Panorama dos Gálatas

Os gálatas ficaram conhecidos pela característica de começarem a sua caminhada no Espírito e terminarem na carne. Era um povo que deixou se desanimar e já não tinha a essência do Espírito Santo. Paulo os repreende chamando-os de insensatos (Gálatas 3:3). 

O que ocorreu com os Gálatas acontece com o povo hoje. Muitas pessoas deixam de ser espirituais e passam a andar sob os desejos da carne.

Frutos da Carne


Adultério: O adultério é o pecado de ter relações fora do casamento. Também pode ser interpretado como adoração a outra coisa que não seja a Deus.

O adultério começa no coração (Mateus 5:28). É o desejo maligno de se relacionar com outra pessoa fora do casamento ou com uma pessoa casada. Também pode ser cometido quando há separação do casal e depois as partes se casam com outra pessoa (Mateus 19:9).

O adultério é a principal forma de amarrar a vida das pessoas, é por isso que o Diabo tenta de todas as formas separar os casais, pois ele sabe que dificilmente não irão cumprir o que está escrito em 1 Corintios 7:10-11.




Prostituição: É o pecado de manter relações sexuais ilícitas com diversas pessoas. Existe uma diferença entre prostituição e adultério. Jesus disse em Mateus 19 que a prostituição, ou seja, uma vida de constantes relacionamentos sexuais imorais e ilícitos permite o divórcio, todavia não é consentido pelo próprio Senhor em 1 Corintios 7:10-11 que haja um novo casamento.

A prostituição também pode ser considerada no âmbito espiritual, quando alguém por exemplo adora outras entidades em troca de favores está se prostituindo espiritualmente.




Impureza: É o pecado de ter a mente dominada por pensamentos imundos ou maliciosos. Uma pessoa impura não consegue pensar de forma pura, ela sempre manifesta pensamentos maliciosos, como por exemplo tirar vantagem de alguém, pensamentos eróticos ou pornográficos, julgamentos precipitados ou coisas do gênero.





Lascívia: O pecado que leva a pessoa, geralmente as mulheres, a se comportarem de forma sensual e provocativa. Por isso, para a mulher cristã convém se vestir de trajes honestos (1 Timóteo 2:9).  Cuidado com os decotes, saias, calças, blusas. Você não foi chamada para ser sensual e sim santa diante de Deus. Da mesma sorte os homens também não devem andar sem camisa ou exporem seus corpos.

Idolatria: Adoração a qualquer coisa a mais do que Deus. Hoje dentro das igrejas se idolatra pastores, apóstolos, "artistas gospeis"....idolatrar é deixar de colocar o Senhor como centro de sua vida e passar a viver para outras coisas.

"E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar."  (Apocalipse 9 : 20)





Feitiçaria: Pecado de fazer simpatias, rituais ou coisas do gênero para se obter vantagem. Deus condena a feitiçaria pelo fato da mesma relacionar as pessoas aos demônios. A feitiçaria é proibida por Deus e os que a praticam não herdarão o Reino dos Céus (Apocalipse 21:8 e 22:15).

"Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;"  (Deuteronômio 18 : 10)







Inimizades: Ficar com inimizade com diversas pessoas...é o famoso "Não fui com a cara dela". Lembre-se que a falta de perdão trava a vida das pessoas. "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;"  (Mateus 6 : 14)






Porfias: É o ato de viver discutindo duramente de forma obstinada e forçar situações mesmo sabendo que aquilo é errado. Por exemplo, a pessoa sabe que fofocar é errado, mesmo assim ela porfia em atrair a fofoca. Saul porfiou pois mesmo sabendo que era para matar Agague não cumpriu as ordens do Senhor. (1 Samuel 15:23)



Emulações: Pecado de ser fingido e falso. Os fariseus se fingiam de interessados para pegar Jesus em alguma palavra. (Mateus 22;16).

Dalila emulou seus sentimentos a sansão para descobrir o seu segredo.

"Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro."  (Juízes 16 : 18)



Iras: Não possuir mansidão e viver com nervos a flor da pele contra tudo e todos. A Bíblia mostra algumas pessoas que iravam com facilidade. Simeão e Levi tomaram vingança de Diná contra os Siquenitas. "E aconteceu que, ao terceiro dia, quando estavam com a mais violenta dor, os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, e entraram afoitamente na cidade, e mataram todos os homens."  (Gênesis 34 : 25). Joabe, chefe do exército de Davi era conhecido por ser um homem sanguinário, ele matou Absalão e também a Abner, mesmo contra a vontade do rei.

"Voltando, pois, Abner a Hebrom, Joabe o levou à parte, à entrada da porta, para lhe falar em segredo; e feriu-o ali pela quinta costela, e morreu, por causa do sangue de Asael seu irmão."  (II Samuel 3 : 27)

"Então disse Joabe: Não me demorarei assim contigo aqui. E tomou três dardos, e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho."  (II Samuel 18 : 14)




Pelejas: Viver em brigas ou disputas desnecessárias. Hoje em dia as pessoas lutam por fama, por cargos na igreja, por status e até por ovelhas. Jesus repreendeu os discípulos porque disputavam entre si quem era o maior (Mateus 18:1-5; Lucas 9:46-48).

Dissensões: Promover divisão nas igrejas colocando uma pessoa contra a outra. Coré, Dotã e Abirão promoveram uma rebelião contra Moisés e foram engolidos vivos pela terra (Números 16).










Heresias: Distorcer a palavra de Deus inventando mentiras ou falsas doutrinas com intuito de se promover ou obter vantagens. O Apóstolo Paulo ensina que devemos conhecer a palavra para não sermos levados por qualquer roda de doutrina.
"Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."  (Efésios 4 : 14)






Invejas: Cobiçar algo que é de posse do próximo. "Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa."  (Tiago 3 : 16)







Homicídios: Acredito que quem comete um homicídio já está em um estágio bem avançado de distanciamento dos caminhos do Senhor. Caim cometeu o homicídio de Abel e levou para o resto de sua vida a maldição da culpa (Gênesis 4:11).


Bebedices: Pecado de exagerar em ingerir bebidas alcoólicas dando mal exemplo. Na verdade beber bebidas alcoólicas já é consumir uma espécie de drogas e um mal caminho.

"Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja."  (Romanos 13 : 13)






Glutonarias: Pecado de comer em excesso por puro prazer.

"Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja."  (Romanos 13 : 13)







Dos frutos da carne temos cerca de 17 coisas citadas por Paulo e ele ainda acrescenta "coisas semelhantes a essas". Viver na carne é extremamente prejudicial. O texto mostra que há um combate entre nossa carne e o Espírito Santo. É impossível agradar aos dois lados.


Frutos do Espírito

Amor: Capacidade de amar o próximo de forma incondicional. Jesus explicou isso em Lucas 10:33. Ordenou isso como mandamento em Mateus 22:39







Gozo(Alegria):  O que anda no Espírito possui alegria da salvação (Salmo 51:12)








Paz: Quem anda em Espírito tem paz abundante (Colossenses 3:15)

Longanimidade: Capacidade de poder esperar as promessas de Deus e ser paciente. (Provérbios 14:29)









Benignidade: Pensar em fazer o bem para todos. Jesus repreendeu os discípulos por intentarem destruir os samaritanos. Ele deixa claro que quem anda em espírito tem atitude diferente de fazer o mal. (Lucas 9:55)






Bondade: Capacidade de fazer o bem aos necessitados. (Lucas 10:33; Tiago 1:27)






Fé: A fé é a principal característica de quem anda em Espírito. "Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."  (Hebreus 10 : 38)






Mansidão: Saber lidar com situações que causem ira. Jesus era manso (Mateus 11:29). Moisés também era muito manso (Números 12:3)

Temperança: Característica complementar da mansidão que caracteriza o equilíbrio do crente. Quando andamos em Espírito, somos equilibrados, não nos precipitamos em palavras ou atitudes mas ele nos guia. Jesus sempre se mostrou equilibrado, mesmo diante de diversas provocações, até mesmo na hora de sua crucificação quando todos zombavam para que descesse da cruz, ele os perdoou, mostrando equilíbrio. Muitas vezes achamos que devemos agir por nós e queremos partir para a briga e esquecemos que a nossa luta é contra o diabo e seus anjos e não contra a carne ou sangue.

Houveram momentos em que Jesus realmente se irou contra os fariseus como em Mateus 23 e também contra os cambistas e mercadores do templo, pois isso convinha ser assim para mostrar a sua face de justiça e que ele não tolera a hipocrisia e o desrespeito às coisas santas.

Conclusões

Os frutos da carne combatem contra os frutos do Espírito constantemente. Aprenda que frutos não se trata de ganhar almas e sim viver essas características espirituais que agradam a Deus. Todos os crentes não devem ir na igreja apenas para resolverem suas vidas materiais mas sim para aprenderem a andar em Espírito. Se você não aprender a andar em Espírito nunca será uma virgem prudente, nunca terá óleo em sua lâmpada e naquele dia o Esposo não verá em você o brilho e não te reconhecerá. Ande em Espírito, isso é um desenvolvimento diário, é combater o bom combate até que terminemos essa carreira na terra e herdemos a coroa da justiça dos santos.



terça-feira, 22 de julho de 2014

Segundo casamento e divórcio na luz da Bíblia

O que a Bíblia fala a respeito de segundo casamento e sobre o divórcio? Hoje em dia vemos aos milhares essa prática de "tempos modernos". Muitos crentes ignoram as escrituras e se apoiam em Mateus 19 para justificarem suscetivos casamentos. Vamos analisar o que a bíblia fala:



  1. Deus determinou uma lei espiritual. Uma vez casados, ambos são uma só carne:

    "Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem."  (Mateus 19 : 6)

    Jesus deixou claro que a união em casamento de um homem com uma mulher resulta em uma só carne. Essa lei é repetida pelo Apóstolo Paulo na carta aos Romanos e em 1 Coríntios:

    "Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido."  (Romanos 7 : 2)

    "A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor."  (I Coríntios 7 : 39)

    Diante disso não se pode separar o que Deus uniu.
  2. Jesus permitiu sim o divórcio, porém não em caso de adultério e sim de prostituição

    "Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério."  (Mateus 5 : 32)

    Esse texto é usado por muitos para aprovar a legalidade de um segundo casamento. Jesus não se refere no texto ao fato de se casar novamente, mas sim em relação ao assunto em voga que é o divórcio. Jesus ensina que se alguém se divorciar por qualquer motivo banal, estará forçando o seu cônjuge a cometer adultério (pois esta pessoa certamente irá se relacionar com outra) com outra pessoa. Essa pessoa que se relaciona com a parte traída também comete adultério por se relacionar com uma pessoa ligada espiritualmente a outra (uma só carne). E o que traiu, além de carregar o seu pecado e dos outros dois anteriores, também leva o adultério para sua amante.

    Vamos exemplificar:

    - João é casado com Maria;
    - João traiu Maria se relacionando com Marta
    - Maria com mágoas se divorciou e casou com José
    - Nisso, João é culpado do adultério de Maria, de José e de Marta e de si mesmo.
    - No dia do juízo, todos serão condenados (se não se arrependerem) e João levará a maior culpa.

    Jesus estava explicando a gravidade do pecado e não dando legalidade para um novo casamento por causa de adultério e sim por causa da prostituição. No grego original aparece a palavra pornéia (prostituição) e não a palavra moichéia (adultério). Se fosse essa a condição de divorciar e se casar novamente, então no primeiro olhar e desejo do coração um casal já poderia se separar e divorciar. Isso não faz sentido!

    "Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela."  (Mateus 5 : 28)

    Se o adultério fosse condição de separação, o mundo viveria em milhares de divórcios. Jesus estava falando da prostituição, ou seja, do cônjuge que praticasse relação sexual fora do casamento.

    Pera ai pastor! Quer dizer que posso então separar da minha esposa ou do meu marido e ser feliz?

    Bem, separar você até pode nessas condições que Jesus disse. Ou seja, no caso da pessoa ser extremamente infiel a ponto de ter relações sexuais com outras pessoas e por mais que você tentou ou perdoou, tentou reconciliar e não conseguiu, lhe é permitido o divórcio.

    Porém, a Bíblia fala que isso não significa que possa haver um segundo casamento.



    "10 Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.

    11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher."  (I Coríntios 7 : 10-11)

    Temos então uma ordem expressa do Senhor para que os que se divorciaram por algum caso, não voltem a se casar novamente.

    Esse ensinamento de Cristo é muito duro aos olhos de muitos. Geralmente as pessoas falam: "E a minha felicidade? Serei infeliz por toda minha vida?"

    Devemos lembrar que nossa vida não é aqui nesse mundo. No mundo teremos aflições, e um caminho bem estreito para chegarmos ao alvo final que é o Reino de Deus.

    Jesus mostrou aos homens que casamento é de certa forma algo sem muita importância, embora instituído por Deus, é algo para satisfazer a fisiologia humana, isto é, uma companhia, a composição familiar, a vida sexual, etc.

    "Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,"  (Mateus 24 : 38)

    Então não é bom casar?

    Como disse o Senhor, nem todos podem receber essa palavra, visto que há pessoas que não suportam a solidão e precisam casar para que seus desejos carnais não sejam uma fonte de pecado.

    "Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se."  (I Coríntios 7 : 9)

    Mas e então? Ficarei só pelo resto da vida? 

    Até que seu cônjuge viva, você estará ligado(a) a ele, não podendo casar novamente e nem relacionar com ninguém. Certamente se você buscar a Deus e procurar se ocupar na obra de Deus, o Senhor é justo e fiel para te dar graça de suportar esse julgo. Quem anda em espírito na verdade não sente falta dessas coisas.


    Davi não casou com Bate-seba? Não poderia eu também fazer o mesmo?

    Não, pois Davi só se casou com Bate-Seba pois Urias o Heteu havia sido morto por culpa de Davi. Nada como um ato de justiça de sustentar a viúva Bate-Seba que estava grávida de seu filho.
15  Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço.
16  Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?
17  Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo.
18  Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
19  Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.
20  E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?
21  Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas. (Provérbios 5:15-21)

              terça-feira, 15 de julho de 2014

              Devo dar o dízimo? O que a Bíblia fala?

              A Bíblia nos ensina que devemos sim dar o dízimo, vamos às evidências:


              1. Muitos dizem que o dízimo foi abolido, por ser uma lei do antigo testamento.

                Porém o dízimo é um ato que foi feito por Abrão, bem antes da lei existir. Um certo sacerdote de Salém chamado Melquisedeque, recebeu o dízimo.

                "E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo."  (Gênesis 14 : 18)

                "E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo."  (Gênesis 14 : 20)
              2. Jacó deu o dízimo antes da lei de Deus

                "E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo."  (Gênesis 28 : 22)
              3. O dízimo tem como propósito manter a obra ministerial. Tanto no tempo da lei quando os levitas recebiam o dízimo como herança, quanto no tempo de Cristo, no qual o próprio Jesus afirma que devemos sim dar o dízimo:

                Dispensação da Lei
                "Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao SENHOR, os dízimos dos dízimos."  (Números 18 : 26)

                Dispensação da Graça

                "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas."  (Mateus 23 : 23)

                Diante disso fica evidente que Jesus não negou o dízimo, pelo contrário, ele ampliou o comportamento dizendo que não só devemos dar o nosso dízimo, como também praticar a o juízo, a misericórdia e a fé.

                Além disso Jesus disse:

                "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus."  (Mateus 5 : 20)
                É exatamente o que Jesus disse no capítulo 23 de Mateus. Como podemos exceder a justiça dos escribas e fariseus não honrando o Senhor e sua obra? Inclusive nos tempos apostólicos, dava-se tudo, teríamos essa fé hoje?
              4. O profeta Malaquias escreve as palavras do Senhor e diz:

                "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas."  (Malaquias 3 : 8)

                "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes."  (Malaquias 3 : 10)
              5. "Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;"  (Provérbios 3 : 9)

                O Dízimo não pode ser o resto do que sobrou, tem que ser a primícia. A primeira coisa que se deve fazer é honrar o Senhor.
              6. A Bíblia fala que Jesus é um sacerdote da ordem de Melquisedeque

                "Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque."  (Hebreus 6 : 20)

                Sendo assim, como pode a Bíblia se negar? Se Melquisedeque recebe dízimos, isso significa que Jesus (da mesma ordem ou linhagem) recebe dízimos.

              domingo, 13 de julho de 2014

              O nome de uma pessoa pode ser riscado do livro da vida?

              É possível para alguém que foi batizado e confessou a fé em Jesus Cristo perder a salvação?

              A bíblia possui diversas passagens que relatam que sim, isso é possível! Vejamos os argumentos bíblicos:


              1. "Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro."  (Êxodo 32 : 33)
              2. "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."  (Apocalipse 3 : 5).

                Nesse caso o Senhor é claro ao deixar que essa condição é só para os que vencerem o mundo, ou seja, aqueles que deixaram a vida deste mundo para viverem uma vida de santificação com Cristo.
              3. "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus."  (Mateus 7 : 21)

                Em outras palavras, mesmo frequentando a Igreja, o pecado e a desobediência  podem nos impedir de entrar no Reino dos Céus.
              4. Para os que vivem desordenadamente:

                 Lucas 12:48-51
              48  Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;
              49  E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,
              50  Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
              51  E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.

              Esses versículos são suficientes para provar que a salvação é sim passível de ser perdida. O Senhor Jesus nos ensina  que devemos perseverar até o fim das aflições para que possamos ser salvos.

              "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo."  (Mateus 24 : 13)