Mostrando postagens com marcador OBREIROS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador OBREIROS. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 16 de julho de 2014

A importância de se formar obreiros

Obreiros são extremamente importantes para o ministério. O pastor sozinho não terá condições de gerenciar toda a obra de Deus. Portanto os obreiros que cooperam para com a obra são de extrema importância, pois ajudam o pastor a desempenhar bem seu ministério, pois convenhamos que é muito melhor trabalhar em equipe do que sozinho.

A Bíblia relata sobre a vida de Moisés esse problema. Ele estava estafado por estar sozinho para uma grande obra de Deus. Segundo a história, o povo de Israel passava de meio milhão de pessoas para até 2 milhões de pessoas. Imagine um só homem cuidar de todo esse povo?

13 E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.
14 Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? (Exôdo 18:13-14)
 

 Jetro, sogro de Moisés então o aconselha, pois Moisés queria levar a frente essa função. Muitas vezes queremos ir sozinhos e achamos que somos capazes de enfrentar a sós uma situação, porém o que não sabemos é que nossa saúde tem um limite e esse limite uma hora será fatalmente atingido.

17  O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.
18  Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. (Exôdo 18:17-18)
Então Jetro aconselha a Moisés a procurar homens tementes a Deus e que aborreçam a avareza.
 21  E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;
22  Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.23  Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar.24  E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito;

Perceba que podemos destacar 3 qualidades aqui: Capacidade, Temor a Deus e Não Avarentos.


  • Capacidade: A capacidade de um obreiro vem de Deus. Servir é algo complicado que exige que a pessoa se esvazie de si mesma e possa ser capaz de se rebaixar, não se importar com as críticas, ter sabedoria para resolver problemas e não entrar em conflitos. A unção de Deus nos capacita, capacitou a Davi como rei por exemplo, mas também o homem tem que fazer sua parte, ele tem que ser prudente e buscar sempre seu aperfeiçoamento.
  • Temer a Deus: Temer a Deus, significa saber que o mesmo Deus de amor e bondade infinita, é severo e justo para punir os injustos. Deus vê tudo e principalmente quando um obreiro comete uma imprudência ministerial. Um obreiro deve temer a Deus, pois se ele for imprudente e desrespeitar suas lideranças ou quiser fazer a função de outras pessoas por orgulho ou vaidade, Deus pode cortar o ministério dele como fez com Saul.
  • Aborrecer a Avareza: É impossível servir a Deus e ser avarento. A avareza é o sentimento perverso que domina o coração dos seres humanos, fazendo com que o homem tenha sede de poder e dinheiro. No caso de Moisés, se aqueles homens fossem avarentos, estariam facilmente abertos ao suborno e à arrogância. Deus certamente os consumiria. Não cabe ao obreiro amar a fama, ostentar sua posição, luxo, glórias e dinheiro. Isso está acontecendo em diversas igrejas, onde os pastores e obreiros não se importam em santificar a igreja, mas sim que ela esteja cheia para dar dízimos e ofertas em abundância. Nunca deixe a avareza te dominar, lembre-se de sua missão que é negar o mundo e amar a Deus.
No novo testamento, os apóstolos criaram os diáconos para servirem os necessitados. Não cabia aos apóstolos deixar de buscar as revelações de Deus na palavra para servir aos pobres. Seria impossível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. As coisas carnais impedem de fazermos as espirituais e vice-versa.

"E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas."  (Atos 6 : 2)


segunda-feira, 26 de maio de 2014

Como dirigir um culto


Dirigir um culto exige alguns cuidados especiais, isso porque se por um lado há um Deus todo poderoso que em sua palavra nos promete estar presente (Mateus 18 : 20), por outro lado há seres das trevas (demônios) que procuram a todo custo roubar a palavra que é ministrada e impedir que os membros e visitantes sintam a presença do Senhor Jesus.

Começando o culto


Costumo dizer que o culto é como uma fogueira, você que é obreiro pode perceber que o início do culto é mais pesado do que o fim, isso porque as pessoas estão completamente desligadas, cansadas de um dia de trabalho ou de suas lutas. A missão do dirigente é fazer primeiramente que se desliguem daquele estado carnal e entrem no estado espiritual.

Por isso duas coisas são imprescindíveis no início do culto: A oração e o Louvor.

Oração

Em nosso ministério sempre começamos com a oração do Pai Nosso, isso porque ela contempla todas as necessidades das pessoas. É importante que não só o dirigente ore, mas que toda a igreja participe da oração. Chame os membros para ficarem de pé e incentive-os a orar junto. Na oração é importante invocar a presença do Espírito Santo, pedir pelo perdão de pecados, para que os principados e potestades daquela região sejam acorrentados e que todo peso, cansaço ou maldição sejam tirados, por fim direcione a oração para que o Senhor derrame fogo e glória na igreja, que todos os corações se abram para sua palavra e para que haja milagres, transformação, batismo com o Espírito Santo e mover do Espírito na igreja.

Logo depois da oração, você poderá perceber a atmosfera da igreja bem diferente. Vale lembrar que é importante ao dirigente ser alguém compromissado com a obra de Deus, você vai ver mover e agir de Deus quando você se dedicar a buscar a Deus no monte, nos jejuns e orações. Isso ajuda bastante, pois de nada adianta seguir esses passos se não houver uma vida consagrada ao Senhor.

Louvor

Depois da oração, chegou a hora de louvar. É importante que quem louve seja sensível ao Espírito Santo. Não adianta louvar um suposto hino que fala de Jesus e é cantado com intuito de se imitar o cantor ou cantora. O louvor, assim como a oração deve ser feito não só pelo grupo de louvor, mas por toda a igreja. Um louvor bem entoado, com sinceridade por toda a igreja ou pelo menos pela maioria, vai trazer a glória de Deus para o culto. Os cantores devem viver uma vida de consagração. quando assim acontece toda a vez que louvam um hino que exalta a Deus (saibam escolher o hino), a igreja recebe e a glória desce.

Oportunidades

Depois dos louvores, a igreja já está em atmosfera espiritual. Se os dois passos iniciais foram bem executados a igreja já está apta a receber a palavra de Deus. Antes de dar as oportunidades apresente os visitantes. Muito cuidado ao dar oportunidades! Procure dar oportunidades para as pessoas que você sabe que são vasos de Deus ou que o Espírito Santo permite que você dê. Se você der uma oportunidade para alguém que fala muito e pouco edifica ou que fale nada edificante, pessoas desconcertadas, todo aquele fogo que foi derramado vai por água abaixo e você precisará refazer esses passos. Isso pode matar o culto ou escandalizar a igreja. Seja sensível ao Espírito e dê preferência sempre aos do seu ministério e quando houver visitantes de sua confiança dê a eles, caso contrário não coloque o rebanho em risco de ser ferido.

Dízimo e Ofertas

Faltando cerca de 15 a 10 minutos da hora da pregação, chame alguém (presbítero, pastor, evangelista, diácono, diaconisa ou quem Deus tocar) para falar dos dízimos e ofertas. Isso deve ser levado a sério, não pregue de qualquer maneira, fale de Malaquias 3:10 ou algo relacionado. Queira o povo ou não, a obra precisa para ser mantida. Nunca force as pessoas a darem dízimos e ofertas, isso deve ser voluntário. Nada de ficar estipulando valor de ofertas, pois isso pode ofender as pessoas e é extremamente chato e constrangedor. saiba que a obra é de Deus, ele tocará no coração dos seus para ofertar e dizimar, sustentando a obra.

Pregação

A parte principal do culto,deve ter o tempo adequado ao pregador, ao menos 40 minutos. Se os passos anteriores foram bem cumpridos, os membros estarão prontos a receberem a pregação.

Final do culto

Após a pregação, sempre faça o apelo se houver pessoas que não se sabe que estão afastadas ou que ainda não aceitaram ao Senhor Jesus. Sempre é bom fazer o apelo, pode ser que alguém queira fazer um concerto com Deus.

Dado isso, dê os avisos (ou chame alguém que o faça) e depois a oração final e a benção apostólica que sempre é ministrada pelo pastor, presbítero, evangelista, apóstolo, bispo ou missionário.


Lembre-se, o culto é para Deus e não para os homens, é como uma fogueira, se ela apagar, tente ascender novamente. Oração e louvor é como fogo. Busque sempre a Deus, consagre-se e o Senhor seja contigo!