Definição do ministério diaconal
O diaconato é um ministério bíblico. Trata-se de um cargo eclesiástico no qual o diácono ou diaconisa(mulheres) são encarregados de diversos serviços da Igreja com a finalidade de auxiliar os líderes de uma determinada congregação.
A palavra diácono vem do grego (diakonos διάκονος) que significa atendente ou servo.
Hoje em dia os diáconos são considerados como meros obreiros, mas a Bíblia revela que Estevão, um dos primeiros mártires da Igreja, era um homem cheio de conhecimento bíblico, dotado de uma unção de maravilha muito forte.
"E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo." (Atos 6 : 8)
Como surgiram os diáconos
O ministério dos diáconos surgiu no momento em que os apóstolos perceberam que era impossível atender os necessitados da Igreja como por exemplo as viúvas e os órfãos, e ao mesmo tempo se dedicarem em buscar a Deus no ministério da pregação do evangelho. Com isso apartaram 7 homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e honestos para servirem assim.
"Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio." (Atos 6 : 3)
"Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra." (Atos 6 : 4)
"E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;" (Atos 6 : 5)
A importância dos diáconos no ministério
O corpo de obreiros é muito importante para um ministério. Todos os pastores, evangelistas, presbíteros ou missionários devem estar focados exclusivamente no ministério da pregação da palavra de Deus. Um ministério começa a fracassar quando a palavra de Deus começa a ser pregada de maneira ineficaz. Quando os líderes passam a ficar mais preocupados com os afazeres do ministério do que com a palavra de Deus, isso é sinal que aquela congregação não terá alimento saudável e com toda certeza será fácil satanás entrar e enganar ovelhas daquela congregação.
Portanto, o corpo de diáconos das igrejas deve dar todo o suporte aos líderes, afim de que estes não se preocupem com outras coisas senão em ministrar a palavra de Deus a toda congregação. Pense como seria os santos apóstolos do Senhor Jesus se preocuparem com a necessidade dos pobres (não que isso seja desonroso ou viu) ou terem que se preocupar com a limpeza do local de oração, ou ainda terem que ficar como porteiros ou prepararem a santa ceia do Senhor? O tempo de oração, de busca e de meditação na palavra seriam muito menores e isso prejudicaria todo o ministério. O apóstolo Paulo disse que a profecia (o ministério da palavra) é o que edifica a Igreja.
"E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação." (I Coríntios 14 : 5)
O sucesso de um ministério não só passa pela dedicação do anjo da igreja, mas também o quanto seus obreiros estejam afiados, preparados para o bom combate. Isso é tão bíblico que até mesmo o grande Deus, nosso Pai celestial não faz nada sozinho, embora ele tenha todo o poder, os anjos são seus auxiliares, pois nosso Pai não pode descer a toda hora por ele ser o grande Rei.
Deveres dos Diáconos
- Ser cheio do Espírito Santo.Esse dever é crucial para o bom ministério dos diáconos e diaconisas que querem acima de tudo servirem a Deus com eficiência. É inconcebível que alguém pratique o diaconato e seja uma pessoa carnal, desconhecedora da graça e do poder de Deus. Devem estar sempre dedicados a buscar a Deus e serem pessoas diferentes e espirituais."E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;" (Efésios 5 : 18)
- Ser fiel e obediente a ao ministério.Os diáconos devem obedecer seus pastores. Muitas vezes podem até estarem sendo provados ou não concordarem com alguma determinação, mas devem fazer tudo que seus pastores determinam, contanto que seja no Senhor. Obviamente se o pastor determinar que um diácono ou diaconisa faça algo pecaminoso, deve-se então obedecer a Deus e não aos homens, todavia os diáconos jamais devem maldizer, escarnecer ou se rebelar contra autoridades do ministério. Isso vale para todos os santos em Cristo. Saul se desviou do Senhor, contudo o próprio Deus o tirou do reinado. Um diácono nunca deve falar mal de seu ministério, nunca deve falar mal de seus pastores ou superiores, deve sempre priorizar os trabalhos de seu ministério ao invés de outros ministérios. Como ficaria seu patrão se soubesse que na hora do seu serviço você estava servindo outra empresa? Ou como reagiria a empresa onde você trabalha se você saísse falando mal dela para todos? Portanto, ainda que haja falhas no seu ministério, entregue a Deus em oração, fale com mansidão ao seu pastor, não saia com rebelião ou com fofocas, pois isso vai matar sua vida espiritual."Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil." (Hebreus 13 : 17)
- Ser honesto"Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;" (I Timóteo 3 : 8)Uma pessoa honesta, é uma pessoa verdadeira, que não é fraudulenta ou enganosa. Os diáconos não podem ser pessoas falsas. Se por ventura alguém tiver um problema que o impeça de exercer seu diaconato como por exemplo um pecado ou uma fraqueza, o tal não pode mentir mas sim conversar com seu pastor e este com mansidão deve recebe-lo com todo entendimento.Um diácono não pode querer fraudar, ou seja, não pode querer dizer aos seus pastores que jejuou, quando na verdade ele nem fez isso. Não pode dizer que executou a limpeza do templo, se não o fez. Não pode ter língua dobre, ou seja, não pode fazer um discurso na frente dos seus pastores e por detrás executar outra coisa. Eles devem ser honestos a ponto de seus pastores lhes confiarem as mais altas tarefas como se fossem filhos irrepreensíveis.
- Saber a hora de descontrair com a hora de servirPaulo também diz que não devem ser dados a muito vinho. Naquela época o vinho era uma bebida comum, que ao ser consumida em exagero causava embriagues. O diácono não deve ser uma pessoa dada aos prazeres. Ele tem que saber o momento de se descontrair mas de maneira moderada, discreta, sem escândalo. O erro de muitos diáconos jovens é que não conseguem separar a descontração do seu serviço ministerial. O diácono não pode servir por festa, deve ser mais amigo de Deus do que das diversões, dos prazeres. Lembra do primeiro dever? Ser espiritual, quem é espiritual pode até ir a um restaurante, uma confraternização entre os irmãos, mas o exagero das tais coisas o torna uma pessoa carnal e sem autoridade. Lembre-se que embora o Senhor Jesus fosse às festas, ele se mantinha focado e centrado em seus princípios e sua missão.
- Não ser gananciosoUm diácono também não deve ser ganancioso, não deve sentir inveja do cargo dos outros ou ser cobiçoso sobre tudo. Muitos por exemplo ficam com raiva quando seu companheiro é designado a pregar ou o pastor convida outro diácono para acompanha-lo em uma missão. O ministério diaconal só tem espaço para uma vaidade: Servir bem o ministério como os santos anjos sevem a Deus. Eu até posso dizer que o diaconato é um espelho do ministério dos anjos. Os anjos podem ministrar, ajudar, servir e da mesma forma os diáconos. A glória do diácono não está na sua posição ou no reconhecimento do seu pastor, nem na sua pregação. A glória do diácono está em ser reconhecido como alguém extremamente preparado para servir, seja o espiritual ou o cotidiano.
- Governem bem a sua casa e sejam maridos de uma só mulher"Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas." (I Timóteo 3 : 12)Primeiramente seria bom que o diácono ou diaconisa fossem casados, mas também o Senhor Jesus disse que há eunucos que se castram pelo Reino de Deus, em outras palavras, há pessoas que decidem viver só por causa da obra de Deus. Quando o apóstolo Paulo diz para ser marido de uma só mulher, ele repreende a poligamia, algo que ainda era muito comum naquela época. Uma vez casado o diácono deve ser um homem fiel a sua esposa, que ame seus filhos e cuide bem de sua casa. Como pode alguém servir a Deus se despreza até seus filhos e esposa, o mesmo vale para as diaconisas.
- Devem passar pelas provações ministeriais"E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis." (I Timóteo 3 : 10)Aqueles que desejam servir a Deus, devem ser aprovados. Não se pode colocar alguém no ministério se aquela pessoa é desonesta, mentirosa, fofoqueira, desobediente, infiel aos seus líderes e seu ministério, enganosos, gananciosos e carnais. Todos aqueles que querem servir escolhem excelente obra."ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja." (I Timóteo 3 : 1)Todavia só desejar não é o suficiente, o diácono deve demonstrar a Deus se ele é alguém como um santo anjo de Deus e realmente quer servir bem o seu ministério.
- Ser responsável com suas obrigaçõesCabe aos diáconos não faltarem com suas obrigações, serem pontuais e em caso de não poderem arcar com suas obrigações avisarem seus líderes. Nunca se esqueça:"Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosamente; e maldito aquele que retém a sua espada do sangue." (Jeremias 48 : 10)
Recompensa por exercer bem o diaconato
"Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus." (I Timóteo 3 : 13)
Aqueles que servirem bem o seu diaconato, serão bem reconhecidos e terão muita confiança na fé. Mesmo que um diácono não venha ser um pastor futuramente, ele poderá dizer; Combati o bom combate, encerrei a carreira e guardei a fé. Como eu disse anteriormente, a honra do diaconato é que ele sirva bem a Deus e à Igreja, de sorte que todos que olhem para ele vejam que ali vai um grande homem de Deus ou uma grande mulher de Deus.
"Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus." (I Timóteo 3 : 13)
Aqueles que servirem bem o seu diaconato, serão bem reconhecidos e terão muita confiança na fé. Mesmo que um diácono não venha ser um pastor futuramente, ele poderá dizer; Combati o bom combate, encerrei a carreira e guardei a fé. Como eu disse anteriormente, a honra do diaconato é que ele sirva bem a Deus e à Igreja, de sorte que todos que olhem para ele vejam que ali vai um grande homem de Deus ou uma grande mulher de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado o debate sempre esclarece !