sexta-feira, 8 de agosto de 2014

As 6 lutas de um cristão

A Bíblia fala de pelo menos 6 tipos de lutas que encontramos durante nossa caminhada. O cristão deve ter em mente que sua caminhada é composta de muitas lutas e também muitas vitórias que dependem de sua perseverança.

"Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus."  (Atos 14 : 22)


  1. Primeira luta dos santos: As lutas que Deus permite para que ele seja Glorificado.

    "E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,"  (Êxodo 14 : 17)
    Por muita vezes as barreiras surgem diante de nós para que o nome do Senhor seja exaltado. Deus permite algumas provações em nossa vida para que ele seja conhecido por nós. O povo de Israel até então não conhecia o Senhor em sua plenitude. Até então se sabia que existia um Deus que guiou Abraão, Isaque e Jacó, mas não conheciam seu grande poder.

    "E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido."  (Êxodo 6 : 3)

    Mais do que livrar Israel do Egito, Deus precisava definitivamente se apresentar aos habitantes da terra. Seu nome era desconhecido e nunca se tinha ouvido falar de um Deus tão poderoso que fizesse tantos sinais e maravilhas como o SENHOR. Os deuses da época eram responsáveis por coisas tolas como fertilidade, sol, água, prosperidade, mas o SENHOR nunca tinha sido apresentado.

    Deus então permite que faraó se endureça e desta maneira ele envia diversos sinais e maravilhas ao Egito e tira o povo de Israel com mão forte, de sorte que todos os povos ao redor tremiam de pavor do Deus do céu.

    "E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós."  (Josué 2 : 9)

    Se você passar por essa luta, não tenha medo, Deus está no pleno controle de tudo e tudo isso que você passa é para a glória de Deus.
  2. Segunda luta dos santos: As lutas que ele mesmo procura e entra, embora não seja a vontade de Deus que ele passe por elas.

    "Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher."  (II Samuel 12 : 10)


    Não era a vontade de Deus que Davi passasse por essa grande luta. Ele desobedeceu ao Senhor e além de cometer adultério com Bate-Seba, assassinou seu marido Urias o Heteu colocando-o na linha de frente da batalha contra os filhos de Amom. Por esta causa Deus permitiu que uma grande luta entrasse na casa de Davi. Primeiro, Amnon, um dos filhos de Davi, estuprou sua irmã Tamar e consequentemente foi assassinado por Absalão seu irmão. Este por sua vez, fugiu diante da face de Davi por esse crime. Quando voltou se rebelou contra seu pai Davi e lhe tomou o reino e depois acabou morto por Joabe e o exército de Davi. Como se não bastasse, a criança fruto do adultério entre Davi e Bate-Seba morreu. O filho de Davi com Bate-Seba, Salomão acabou matando Adonias seu irmão e também a Joabe.

    Tudo isso não foi a vontade plena de Deus. Se Davi não cometesse adultério com Bate-Seba a luta não viria, seus filhos não morreriam nem haveria tanta dor ou morte. Muitas vezes passamos por lutas que nós mesmos arrumamos por nossa desobediência. Desobedecer ao Senhor nos traz angústia e dor, lutas terríveis.
  3. Terceira luta dos santos: As lutas naturais da vida e do dia-a-dia.

    "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."  (João 16 : 33)

    Temos as lutas naturais do dia-a-dia como a falta de dinheiro, violência do mundo, a fome, os problemas sociais, falta de emprego, enfermidades e etc. Jesus nos disse que devemos ter bom ânimo e enfrentar esses percalços, pois ele também venceu o mundo e nós venceremos com ele. Quando ver as dificuldades dessa vida, lembre-se que Jesus venceu e com ele venceremos também.

    "Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno."  (I João 2 : 14)
  4. Quarta luta dos santos: A luta contra o diabo e seus anjos

    "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."  (Efésios 6 : 12)


    O cristão espiritual sabe que vive uma guerra travada. Porque você acha que no mundo há tanta coisa errada, tantas pessoas se suicidando, outras em bebedices, outras em prostituição, outras nas vã maneira de viver das festas e glutonarias, outros no crime....porque este mundo está sendo guiado pelo príncipe das trevas (João 14:30) e nele está jazendo o maligno (1 João 5:19).

    O diabo sempre vai tentar destruir a Igreja de Cristo e afastar quem ele puder da presença de Deus. Não existe neutralidade nessa guerra, Jesus deixa claro que quem não está com ele está contra ele.

    "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha."  (Mateus 12 : 30)
  5. Quinta luta dos santos: A luta contra nossa carne.

    "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."  (Gálatas 5 : 17)

    O cristão além de lutar com as lutas citadas anteriormente, ele possui uma batalha interna: A batalha dos seus desejos carnais contra os seus desejos espirituais. Enquanto nossa carne deseja os prazeres desse mundo, nosso espírito deseja os interesses do Espírito Santo que são celestiais. Para saber mais leia sobre o estudo dos frutos do Espírito e da Carne.
  6. Sexta luta dos santos: A luta e a perseguição por causa do nome de Jesus

    "E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo."  (Mateus 10 : 22)
    Os que desejam seguir Jesus padecerão perseguições, serão incompreendidos, chamados de loucos, humilhados, desprezados e reprovados pelas pessoas. O nome de Jesus é tão poderoso, que dividiu as eras entre antes e depois, ele mesmo disse que veio causar dissensão porque mesmo na família haveria divisão por alguns amarem a Cristo e outros não.

    "Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;"  (Mateus 10 : 35)
    Há uma promessa para aqueles que são afrontados por causa do nome de Jesus. Ele diz que devemos exultar de alegria quando somos afrontados, pois grande é o nosso galardão nos céus.

    "11. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

    12. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."  (Mateus 5 : 11-12)

    "E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições."  (II Timóteo 3 : 12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado o debate sempre esclarece !