sábado, 9 de agosto de 2014

Como vencer as decepções da vida

Como a Bíblia pode nos ensinar a respeito de superar as tragédias da vida? A vida de todos os seres humanos sempre terá perdas, decepções, lutas, traições e até mesmo tragédias. Isso é inevitável porque a terra se tornou maldita por causa do pecado (Gênesis 3:17).


1º Passo (prevenção) - Firme sua vida em Deus

Quando nossa vida está firmada na palavra de Deus, não somos abalados (Provérbios 10:30), visto que confiamos piamente na grande justiça e misericórdia do Senhor. Jesus nos ensinou que quando vivemos uma vida firmada na palavra de Deus, as duras provas deste mundo não nos derrubam.

"E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha."  (Mateus 7 : 25)

Uma vida pautada na palavra de Deus, nos leva a sempre estar buscando o Senhor e sermos revestidos para o dia chamado mau. Existe um dia na vida do crente em que ele certamente sofrerá e padecerá, mas se estiver revestido, ele permanece firme.

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes."  (Efésios 6 : 13)

2º Passo - Não se prostrar porém viver e seguir em frente

Muitas pessoas sentem o peso de um acontecimento desagradável. Uma perca de um parente, um diagnóstico desagradável do médico, a demissão do emprego entre outras coisas podem deixar a pessoa arrasada, completamente sem rumo e sem forças para reagir.

A Bíblia nos mostra exemplos de pessoas que mesmo diante da tragédia se levantaram e prosseguiram. O primeiro filho rei Davi com Bate-Seba, diz a Bíblia adoeceu e ficou doente, pois Deus castigou duramente a Davi pelo fato da criança ser fruto de adultério. Enquanto a criança vivia, ele lutou, jejuando e orando, se humilhando na presença de Deus para que a criança fosse salva. Não comeu pão, nem mudou seus vestidos pois estava com a esperança de que Deus tivesse misericórdia daquela situação e curasse a criança. Todavia a criança faleceu. Isso para muitos seria motivo para abandonar a Deus ou cair em profunda depressão pelo caso. Mas Davi fez diferente, ao saber que a criança havia falecido, levantou-se do chão onde estava prostrado, se lavou, mudou as vestes, adorou ao Senhor e depois comeu e viveu.

"Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu."  (II Samuel 12 : 20)

Devemos ter em mente que parar de viver e se entregar em nada vai nos ajudar. Diante de um fato que nos decepcione, enquanto houver possibilidade de mudar esse fato devemos lutar, uma vez cessadas as possibilidades isso passa para o milagre de Deus então devemos viver e nos levantarmos para seguir em frente.

3º Passo Recomeçar - Não importa os golpes que a vida te deu, sempre é possível recomeçar

Quando os judeus voltaram do cativeiro, viram um cenário desolador e a árdua tarefa de reconstruir a cidade de Jerusalém, o templo e os muros era muito desanimadora. Recomeçar nunca é fácil, sempre nos dá um certo desânimo ter que refazer tudo novamente.

Jesus certa vez encontrou uma mulher samaritana cuja a vida estava destruída. Ela já estava em seu quinto relacionamento e por isso devia ser uma mulher muito julgada em sua cidade. Aquela mulher era tão amargurada que se recusou a dar água ao mestre. Carregava consigo o ódio e o rancor. Ao encontrar o Senhor, sua vida mudou por completo. Depois de 5 prováveis frustrações sentimentais ela pode recomeçar pois encontrou o dono da vida Jesus de Nazaré.

Faça como Esdras e Neemias, recomece e nunca deixe que a tarefa do recomeço seja maior do que o Senhor que te chama para recomeçar.

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."  (João 16 : 33)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado o debate sempre esclarece !