quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Os 12 abismos do segundo casamento

O segundo casamento é condenado pela Bíblia quando ainda um dos cônjuges ainda vive. Explicamos mais desse assunto nesse post http://www.pastorfelipesena.com.br/2014/07/segundo-casamento-e-divorcio-na-luz-da.html 

Nesse post, vamos ver 12 abismos que o segundo casamento leva as pessoas. É por isso que a Bíblia proíbe o segundo casamento, porque é uma prática que te leva ao pecado.

Primeiro Abismo - Adultério

Quem se casa pela segunda vez, estando seu marido ou esposa ainda vivente, comete adultério. Isso está evidente em diversas passagens bíblicas.

"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério."  (Mateus 19 : 9)
"Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério."  (Mateus 5 : 32) 
Mesmo em caso de adultério, a Bíblia não dá permissão para que haja um novo casamento.

"A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor."  (I Coríntios 7 : 39)
"Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher."  (I Coríntios 7 : 10-11)
Portanto, casar-se pela segunda vez, ainda que o marido ou a esposa tenham cometido prostituição é ilegal perante a Bíblia. O próprio Deus nos diz em Malaquias 2:16 que aborrece o divórcio.

"Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais."  (Malaquias 2 : 16)
Fica provado que o segundo casamento é adultério, se a Bíblia condena o divórcio e recomenda (O Senhor Jesus recomenda em 1 Coríntios 7:10-11) que fiquemos só em caso de separação, então podemos concluir que essa prática é condenada pela Bíblia.

Segundo Abismo - Fornicação

Ora, se o segundo casamento é ilegal pela Bíblia, logo qualquer relação sexual no segundo casamento é ilegal pois um não pertence ao outro e cometem fornicação. Os fornicários não entrarão no Reino de Deus.

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."  (Apocalipse 21 : 8)

Terceiro Abismo - Cobiça

Quem se casa pela segunda vez, está cobiçando o que não lhe pertence. A pessoa que assim procede está possuindo e desejando algo que não lhe pertence.

"Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."  (Êxodo 20 : 17)

Quarto Abismo - Mentira

O segundo casamento gera uma série de mentiras. A principal delas entre os cristãos é dizer que foi "Deus que preparou" e que "Deus quer nossa felicidade". Quando não é isso, são desculpas esfarrapadas como ele(a) não me amava mais, entre outras coisas. O segundo casamento é por si só uma mentira, cujos participantes insistem em colori-la como um mundo cheio de felicidade que esconde uma antiga relação de rancor e ódio. Mentem até difamarem seus antigos companheiros(as). 

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."  (Apocalipse 21 : 8)

Quinto Abismo - Falta de Perdão

Ora, se houve separação, logicamente não houve perdão genuíno. As pessoas costumam apenas falar que perdoaram e que tudo virou passado, porém isso não condiz com a realidade do segundo casamento. Mesmo havendo adultério ou prostituição, é entendível que não haja mais clima para um viver com o outro, todavia ninguém quer seguir o que Jesus recomenda que é ficar só (1 Cor 7:10-11). Isso pode soar como absurdo, mas devemos lembrar que é estreito o caminho para os querem entrar no Reino de Deus (Mateus 7:14). A falta de perdão nos impede de sermos perdoados, se há um segundo casamento, está havendo deslealdade, aquele contrato firmado por Deus (Mateus 19:6) e pelos homens com testemunhas foi quebrado e isso porque uma das partes se recusa a perdoar a outra e quer recomeçar tudo novamente. Veja que a Bíblia fala da falta de perdão:

"Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas."  (Mateus 6 : 15)
"E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas."  (Marcos 11 : 25)

Sexto Abismo - Falso Testemunho

Mais um abismo que aqueles que casam pela segunda vez entram é o abismo do falso testemunho. Quantas vezes vemos as pessoas difamando o ex-companheiro ou a ex-companheira. Acusando-os de uma suposta traição ou de coisas que nunca ocorreram, de fatos difamatórios, tudo para justificar o novo casamento. O falso testemunho é uma falta grave pois está proibido entre os 10 mandamentos do Senhor.

"Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe."  (Lucas 18 : 20)


Sétimo Abismo - Orgulho

A busca pela felicidade terrena, endurece o coração das pessoas de tal maneira, que elas chegam a passar por cima de tudo e todos para assim alcançarem seus objetivos passageiros. As pessoas que casam pela segunda vez, cometendo adultério (pois seus cônjuges estão ainda vivos), rejeitam toda e qualquer oposição, ainda que seja da palavra de Deus. Elas são capazes de brigar, xingar e alguns casos até dizerem que preferem o inferno do que viver só. E Deus condena o orgulho.

"Abominação é ao SENHOR todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas."  (Provérbios 16 : 5)

Oitavo Abismo - Rebeldia

O orgulho leva à rebeldia. Os envolvidos passam a se recusar a ouvir a palavra de Deus. Não aceitam de forma alguma, se rebelam contra a palavra de Deus, contra o pastor, contra os irmãos e vão a perdição.

"Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto."  (Hebreus 3 : 8)

Nono Abismo - Avareza

Mais um abismo que as pessoas entram é a avareza. Aquela história de não querer dar sequer um centavo para o ex-marido ou a ex-esposa (que na verdade são os titulares e estão ligados um ao outro pela Bíblia). O coração se enche de avareza, quem deve dinheiro não quer dar e quem tem que receber, quer cada vez mais, usa até os filhos como razão por meio de pensão. A vida de tentativa de uma nova felicidade vira um inferno de disputas odiosas por causa de dinheiro.

"Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;"  (Colossenses 3 : 5)

Décimo Abismo - Infidelidade nos Contratos

Quem casa pela segunda vez quebra um contrato. Por mais que se divorcie, aquele compromisso adquirido diante de testemunhas e do próprio Deus.

"E dizeis: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança."  (Malaquias 2 : 14)
"Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;"  (Romanos 1 : 31)


Décimo Primeiro Abismo - Homicídio

"Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele."  (I João 3 : 15)
Só o fato de odiar e fazer o mal ao ex-marido ou ex-esposa já é um homicídio perante a  Bíblia. E é muito comum as pessoas se odiarem e se aborrecerem uns aos outros após o divórcio e principalmente o segundo casamento.

Décimo Segundo Abismo - Dureza do Coração

Conforme já falamos, o segundo casamento torna as pessoas obstinadas a permanecerem no erro. A maioria das pessoas não querem abandonar a prática, não querem arrependimento. Querem apenas a aceitação da igreja, de Deus e todos a sua volta, elas ignoram o que a Bíblia fala, se enchem de raiva e não querem escutar a verdade. Todos esses sentimentos aqui listados, cercam a vida delas e seus corações ficam endurecidos. Para essas pessoas a felicidade pessoal está acima de sua salvação, de seu relacionamento com Deus. Precisamos entender que não somos obrigados a viver com nossos companheiros(as) em caso de prostituição ou em caso que haja violência (1 Coríntios 7:15), todavia a Bíblia nos fala que devemos suportar viver só do que desobedecer a palavra de Deus. O segundo casamento norteia uma série de sentimentos destrutivos, escondidos sob uma redoma de ilusão, de sorte que não podemos deixar o nosso coração endurecer para a palavra de Deus. Infelizmente quem já está no segundo casamento endureceu o coração ou foi aconselhado de forma errônea pelo seu pastor. 

"Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te."  (Apocalipse 3 : 19)

Ainda há solução, mas é algo muito duro, cabe a você pensar se quer o Reino de Deus ou a sua felicidade passageira.

"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia."  (Provérbios 28 : 13) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado o debate sempre esclarece !