A Bíblia nos ensina que devemos sim dar o dízimo, vamos às evidências:
- Muitos dizem que o dízimo foi abolido, por ser uma lei do antigo testamento.
Porém o dízimo é um ato que foi feito por Abrão, bem antes da lei existir. Um certo sacerdote de Salém chamado Melquisedeque, recebeu o dízimo.
"E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo." (Gênesis 14 : 18)
"E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo." (Gênesis 14 : 20) - Jacó deu o dízimo antes da lei de Deus
"E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo." (Gênesis 28 : 22) - O dízimo tem como propósito manter a obra ministerial. Tanto no tempo da lei quando os levitas recebiam o dízimo como herança, quanto no tempo de Cristo, no qual o próprio Jesus afirma que devemos sim dar o dízimo:
Dispensação da Lei
"Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao SENHOR, os dízimos dos dízimos." (Números 18 : 26)
Dispensação da Graça
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas." (Mateus 23 : 23)
Diante disso fica evidente que Jesus não negou o dízimo, pelo contrário, ele ampliou o comportamento dizendo que não só devemos dar o nosso dízimo, como também praticar a o juízo, a misericórdia e a fé.
Além disso Jesus disse:
"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus." (Mateus 5 : 20)
É exatamente o que Jesus disse no capítulo 23 de Mateus. Como podemos exceder a justiça dos escribas e fariseus não honrando o Senhor e sua obra? Inclusive nos tempos apostólicos, dava-se tudo, teríamos essa fé hoje? - O profeta Malaquias escreve as palavras do Senhor e diz:
"Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas." (Malaquias 3 : 8)
"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes." (Malaquias 3 : 10) - "Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;" (Provérbios 3 : 9)
O Dízimo não pode ser o resto do que sobrou, tem que ser a primícia. A primeira coisa que se deve fazer é honrar o Senhor. - A Bíblia fala que Jesus é um sacerdote da ordem de Melquisedeque
"Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque." (Hebreus 6 : 20)
Sendo assim, como pode a Bíblia se negar? Se Melquisedeque recebe dízimos, isso significa que Jesus (da mesma ordem ou linhagem) recebe dízimos.
Deus te abençoe grandemente!
ResponderExcluir